Sobre a buraqueira nas ruas de Trindade

A Prefeitura precisa se movimentar para resolver definitivamente o problema dos buracos nas pistas da “Capital da fé”


Avenida Manoel Monteiro esburacada.
Quanto buraco há nessas ruas e avenidas de Trindade, Divino Pai Eterno!

É sério, gente, como é que o pessoal deixa o asfalto ir-se acabando assim? Entra prefeito, sai prefeito, e a coisa continua do mesmo jeito. Basta começar a chover que tudo quanto é rua asfaltada vira uma buraqueira só. E tanto faz se é asfalto novo ou velho, pouco importa, cai a chuva e logo em seguida o piso se transforma numa espécie de queijo com aqueles furinhos para tudo que é lado.

Ontem (domingo), ali bem no finalzinho da tarde, passei pela Avenida Manoel Monteiro, ao lado da Vila São José Bento Cottolengo, sentido Clube Raio de Sol – Centro. Misericórdia! Como é que a Prefeitura de Trindade não resolve aquela situação desesperadora em que se encontra o local. É buraco demais da conta! E ninguém pode dizer que a administração foi pega de surpresa com o surgimento de buracos na pista da noite par ao dia. Na, na, ni, na não!

Aquele trecho agora é palco de um trânsito intenso de enormes carretas e caminhões porque os caras não são bobos e querem encurtar distâncias ao vir do Mato Grosso ou Mato Grosso goiano rumo ao Sudoeste (Rodovia BR 060). Logo, transitar pela Rodovia GO-469 (Trindade – Abadia de Goiás) é o canal. Daí, a Avenida Manoel Monteiro que tem uma pavimentação muito antiga e que não foi feita para dar vazão a um fluxo de máquinas tão pesadas assim e de forma permanente vira um buraco só. É preciso mexer naquilo ali sem demora. Tapar buracos é quase que jogar dinheiro público pelo ralo.

É meio que uma espécie de cacoete dos gestores públicos afirmar que não tem como fazer isso e aquilo porque não há recursos, dinheiro, bem entendido, para tanto. Uái, e daí? É justamente por essa razão que os cidadãos, contribuintes, eleitores, elegem aquelas criaturas que se candidatam a prefeito, vice e vereadores. Espera-se que o prefeito se cerque de profissionais competentes para conseguir esses tais recursos necessários para, no caso, solucionar de vez essa buraqueira nas ruas e avenidas da cidade. Não é verdade ou estou aqui afirmando bobagem? É de bom tom que na equipe de qualquer Governo municipal encontremos engenheiros ou técnicos que realmente entendem de projetos e de pavimentação também.

Ah, mas agora está chovendo ainda e não dá para tapar buracos. Alto lá! Nem estou falando dessas famigeradas operações tapa-buracos que na verdade se tornaram paliativos que custam caro demais aos bolsos dos contribuintes sem, todavia, lhes resolver definitivamente o problema. “A gente não quer só comida" (a benção, Titãs!), a gente quer avenidas e ruas transitáveis, isso sim. Defendo aqui a adoção de medidas capazes de refazer a pavimentação em lugares como esse que mostramos na foto acima. E pontos esburacados é o que mais se tem aqui na “Velha Trindade da Fé e do Amor”.

A Rodovia dos Romeiros (GO-060) esteve por longo período sofrendo reparos aqui e acolá e a coisa só foi piorando com o passar do tempo. Enquanto o Governo de Goiás não retirou o asfalto velho, tratou o solo, fez nova compactação, aplicou material novo, a coisa não melhorou mesmo. Guardadas as devidas proporções, eis aí um exemplo a ser seguido pela Prefeitura de Trindade. É preciso mapear as ruas e avenidas da cidade e onde o asfalto já se tornou algo como uma “pano roto”, não há mais ou que fazer a não ser aplicar aí um novo asfalto. Alguém já viu remendo que presta em tecido “podre”? Então, é isso mesmo.

Na verdade, é muito irritante a gente ficar observando o marasmo na cidade enquanto que as vias públicas vão se esburacando cada vez mais e não se percebe nenhuma ação efetiva da Prefeitura para solucionar o caso. A gente espera e torce para que a atual gestão trindadense “tire o pé do chão” e mostro serviço nessa área essencial ao funcionamento do município. Até porque, não dá para ficar queixando com São Pedro pelas chuvas.


Comentários