Bate-papo com o petebista Claud Wagner Gonçalves Dias

Alerta sobre o risco de Trindade “perder o bonde da história”



Claud Wagner Gonçalves Dias (foto) é procurador federal, ex-presidente da Subseção de Trindade da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), ex-vereador e ex-secretário municipal de Administração (1977-1982), na gestão do prefeito Dilson Alberto de Sousa, é fundador do Rotary Club de Trindade que já presidiu por várias vezes, além de ter sido governador distrital daquela entidade, foi presidente do Diretório de Trindade do Partido Progressista (PP) do qual se desfiliou, passando a integrar o Partido Trabalhista Brasileiro (PTB) que está presidindo pela segunda vez. Homem pública experiente, conhecedor da política trindadense, Claud Wagner uma maior participação de seu partido na administração do atual prefeito de Trindade, Jânio Darrot (PTB), mas reconhece que para isso acontecer “é preciso que o prefeito também queira fazer conosco essa história, queira nos convidar para sermos também protagonistas dessa história política de Trindade que ele começa a construir”. A questão é saber a intenção do chefe do Executivo trindadense em abrir mais espaço para os petebistas da “Capital da fé”. Falando com exclusividade para o Blog do Sérgio Vieira (BSV), Claud Wagner afirma que no Brasil, “partido e zero são a mesma coisa” por estar contrariado com a possibilidade ocorrer a fusão entre Democratas e o PTB resultando disso uma nova legenda nessa “terra em que se plantando tudo dá”. Se preferir, ouça o áudio dessa conversa no post abaixo. Veja os principais trechos desse bate-papo a seguir.

BSV - Como é que o senhor está vendo o atual momento político e administrativo da “Capital da fé”?
Claud Wagner – Olha, Trindade não difere de uma situação, de um contexto vivido a nível nacional por todos aqueles que militam na política. Vivemos um momento de extrema expectativa, de algumas dificuldades. Sabemos que o prefeito Jânio Darrot, que é candidato natural de todos nós, nas eleições, enfrenta algumas dificuldades, mas eu tenho certeza que ele superará todos esses óbices e, com toda certeza, promoverá a união de toda a base aliada em nosso município. Sabemos que não é fácil porque cada partido tem suas reivindicações. O PTB as têm e já colocou isso para o prefeito. O PTB entende que é preciso fazer alguma coisa para que a administração tenha um reconhecimento maior por parte da população. É preciso que a população conheça o trabalho do prefeito Jânio Darrot, é preciso que o prefeito esteja sensibilizado com as reivindicações da cidade. Trindade é uma cidade que passa por transformações, e transformações sérias, e precisa do apoio, mais do que nunca, dos entes governamentais, porque se assim não for nós corrermos o risco de perdermos o bonde da história.

BSV – E com relação à administração, essa questão toda, o PTB pensa em mais espaço, já reivindicou isso, entende que e de justiça ter mais participação na gestão?
Claud Wagner – Sim, o PTB entende que precisa participar e participar mais do governo municipal. Nós, hoje, comandamos a parte dos Esportes e Cultura, mas nós temos um potencial para poder ajudar e ajudar mais a atual administração a conseguir os seus objetivos. Nós já encaminhamos algumas reivindicações ao prefeito. O prefeito prometeu estudar, prometeu a conversar conosco para que essas reivindicações sejam aceitas. A líder do partido na Câmara, que também é a líder do prefeito, está alinhada, o secretário municipal de Cultura e Esportes também está alinhado. Nós somos um grupo forte, um grupo que quer ajudar o prefeito Jânio Darrot fazer história, mas é preciso que o prefeito também queira fazer conosco essa história, queira nos convidar para sermos também protagonistas dessa história política de Trindade que ele começa a construir.

BSV – Como o senhor está vendo essa movimentação, essa aproximação, das cúpulas partidárias do PTB e do Democratas na intenção de haver uma fusão aí criando um novo partido?
Claud Wagner – O que eu vejo, isso é o retrato da situação política partidária do país, porque a cúpula do PTB a nível nacional está organizando ou propondo junto com o DEM ela distancia completamente das bases do partido nos municípios, nos Estados. Nós sabemos que se isso ocorrer haverá uma debandada geral dessa nova sigla. Nós sabemos que dos 23 deputados federais que o PTB hoje possui na Câmara dos Deputados, pelo menos, 20 deixarão a sigla. Isso aí não tem a menor dúvida. Então é aquela história de cima para baixo. Não se consultou as bases, as bases não se pronunciaram, mas isso é o retrato da situação política do país, onde o partido e zero são a mesma coisa, onde aqueles que ousam se filiar a um partido político são tratados, mais do que isso, maltratados, porque ninguém é consultado. Os líderes ou pseudolíderes tomam as decisões sem consultar as bases e as bases, nós sabemos, é que fazem a grandeza de um partido político.




Comentários