Buracos nas ruas e avenidas como instrumento de marketing político

Asfaltar a cidade no último ano do mandato acaba elegendo candidatos



É muito enjoativo o sujeito que fica repetindo a mesma ladainha a todo momento. Isso é ainda pior em se tratando de um blogueiro. Uái, nesse caso o elemento quase que dia sim e outro também posta um texto a respeito de um tema que, talvez pode ser equiparado a uma fixação em determinado em assunto. Por isso, confesso aos ilustres internautas que de vez em quando acessam este espaço, meu esforço por tentar variar a temática por aqui. Consigo? Nem sempre, fazer o quê?

Ah, a buraqueira das ruas e avenidas de Trindade! Claro, tem também os buracos de Goiânia. Afinal de contas, como diz meu amigo Claud Wagner, “Goiânia é o maior bairro de Trindade”. Por essa razão tenho uma certa preocupação com a situação do asfalto inclusive de Capital goiana. Nossa! Lembrei-me aqui, gente, do caos vivido pela população de Acreúna, Sudoeste de Goiás, cujas ruas e avenidas, em muitos casos, estão em estado alarmante. Estive, dia desses, naquela cidade e o que vi é de dar medo.

Mas voltemos aos buracos na pista ou, por outra forma, ao que essa buraqueira nos leva a pensar a respeito dos prefeitos de cidades de ruas e avenidas esburacadas e, evidentemente, de empresários e outros profissionais que atuam nesse ramo de atividade econômica, a pavimentação. Até porque, chega a um momento que a gente precisa deixar de rodeios e ir direto ao ponto. Então, deixemos de delongas, e avancemos. Ah, sim! Avançar, eis um verbo muito conjugado por Jânio Darrot (PSDB), prefeito de Trindade. Agora chega, andemos.

Alguém em sã consciência pode imaginar que o prefeito de qualquer município é um idiota? Claro que não. E o cara também vive na cidade. Quer dizer, os mesmos buracos que atrapalham “Chico”, certamente incomodam “Francisco”. Então, a buraqueira nas ruas e avenidas certamente prejudicam o prefeito e inclusive os empresários do ramo da pavimentação. Por quê cargas d'água o sujeito não se esforça para resolver um problema que o afeta diretamente também? Eis a pergunta cuja resposta valeria 1 milhão de dólares e que não me atreverei a dar uma resposta, evidentemente.

Mas chego a pensar que deixar ruas e avenidas sem a devida e necessária manutenção do asfalto das ruas e avenidas, não deve ser atribuído pura e simplesmente à incompetência ou desídia do prefeito da ocasião. Isso abre a possibilidade, sim, do gestor usar o serviço como marketing político nas eleições. Explico. Pode reparar que em inúmeras cidades esse problema de buracos nas pistas das cidades brasileiras, goianas e em Trindade queima o filme do prefeito mas não impede inclusive a reeleição, pois no último ano do mandato o gestor bota em cartaz operação tapa-buraco, recupera a popularidade e termina vencendo as eleições. Será que exagero ao afirmar isso?

Na minha opinião é mais ou menos isso o que acontece. Não vou generalizar a coisa, por razões óbvias, porém deixar ruas e avenidas esburacadas, promover operação tapa-buraco aqui, asfaltar umas e outras ali, um ano antes das eleições tem funcionado muito bem no marketing de vários candidatos sim. Agora, acho que os caras podiam evitar que a situação virasse um caos total como a gente assiste diariamente onde quer que se vá neste “país onde em se plantando tudo dá”.

Outra coisa que precisa igualmente ser dita é o seguinte. A situação chega a esse ponto é porque a população só reclama mas na hora de votar acaba elegendo os mesmos caras de sempre ou optando por um “novo” que na verdade repete os métodos semelhantes àqueles adotados pelos atuais. E no fim das contas as coisas não mudam mesmo e os buracos permanecem aí atormentando a gente e estragando carros, tornando inseguras as viagens e locomoções dos “brasileiros e brasileiras”. É isso aí!


Comentários

Remus Silva disse…
Muito bem explanado o seu post. O problema é mais raso, não estando com os Prefeitos e sim com os eleitores.
Vem ai uma enxurrada de obras que certamente serão inauguradas muitas vezes mesmo antes de serem concluídas e o que se torna verdade é que isto elegerá os atuais prefeitos ou por certo seus candidatos.