João Colagem e outros renomados artistas realizam exposição em Goiânia

Hospital Geral de Goiânia receberá exposição de trabalhos de colagens



Heliana de Almeida, João Colagem, Neusa Del Monte e Rossana Jardim levarão obras de colagem com temáticas distintas para o HGG. Vernissage da exposição acontece na quarta-feira, 29 de julho a partir das 19 horas, nas galerias do Hospital Alberto Rassi (HGG), mais precisamente no Ambulatório de Medicina Avançada (AMA).

As exposições de arte são realizadas no Hospital Alberto Rassi – HGG são realizadas a cada trimestre com o objetivo de humanizar o ambiente e promover a inclusão cultural. As obras são disponibilizadas pelos artistas voluntariamente e ficam em exposição por cerca de três meses, proporcionando maior leveza e boas sensações para quem tem o prazer de apreciar. O projeto está em sua sétima edição.

Natural de Jataí, Goiás, Heliana de Almeida mescla diversas técnicas, para representar a natureza, suas cores, formas e texturas. Em seus quadros, há a ideia constante de movimento, especialmente quando ilustra folhas, borboletas e pássaros imaginários. Estudiosa das artes e mestre em Educação Escolar Brasileira pela Universidade Federal de Goiás, a artista é autora do livro Ver-Ativo – A Sensibilidade como Construção. “É a primeira vez que participo de uma exposição no hospital. A proposta é diferente, mas é muito interessante”, afirmou.

O artista João Colagem pesquisa há 25 anos as inúmeras possibilidades da técnica da colagem. Já expôs suas obras em diversos espaços culturais no mundo. As possibilidades tridimensionais do papel instigaram o artista no processo de reinvenção de seu trabalho essencialmente figurativo. Ele afirma que o HGG se espelha em outros hospitais do mundo que também utilizam a arte para humanizar. “Na Holanda, por exemplo, não somente o hall e os corredores possuem obras de arte, mas todo o hospital. Essa proposta do HGG é magnífica. A arte humaniza qualquer ambiente e sensibiliza as pessoas”.

Para Neusa Del Monte, o HGG proporciona para as pessoas a oportunidade de inclusão cultural. “O ambiente frio de hospital foi humanizado com as exposições. Os pacientes e quem passa pelo hospital tem a oportunidade de apreciar uma exposição de arte, que talvez em outra ocasião não seria possível. Realmente é uma inovação”. A artista usa a intuição como uma forma nova de olhar a vida e tudo que a cerca e está sempre em busca do novo para se reinventar e renovar. Além disso, realiza trabalhos de ilustração botânica científica e ilustração de moda e publicidade.

A goianiense Rossana Jardim apresenta telas com detalhes bastante conhecidos, mas pouco observados, da art déco de Goiânia e, juntando fragmentos fotográficos da pintura, multiplica as imagens para construção de diagramas concêntricos, criando mandalas semelhantes às formadas por um caleidoscópio. Em suas obras, cria sua linguagem própria de desenhos exatos, se destacando pela sua originalidade, não pertencendo a uma escola específica nem seguindo a nenhuma tendência ou modismo. “Arte combina com o ambiente hospitalar, que é o lugar onde as pessoas esperam para ser atendidas, ou estão internadas em tratamento. É a primeira vez que exponho o meu trabalho em um hospital. Acho o projeto maravilhoso”, afirmou.


Fonte: IDTECH





Comentários