E por falar em trânsito em Trindade

Bancário chama a atenção para a situação do trânsito na Avenida Manoel Monteiro


Av. Manoel Monteiro: Motoristas ignoram o aviso PARE.
E eu conversando com o Eduardo Alves, cantor dos bons e bancário de igual forma também, ora pois, no final da tarde de ontem diante da Agência da Banco do Brasil, na Avenida Manoel Monteiro, em Trindade. Eduardo me chamava a atenção para o intenso movimento no trânsito naquela via, destacando o comportamento dos motoristas que ignoram por completo a sinalização de “Pare” inscrita no asfalto na entrada da rotatória e uma placa afixada no alto de um poste.

Motoristas a bordo e na direção de todo tipo de veículo, ciclistas também, descem a Avenida Manoel Monteiro numa velocidade bacana e do jeito que chegam nas rotatórias vão passando. Os caras fazem vista grossa ao que diz a legislação de trânsito e o aviso nas placas mandando que os motoristas parem antes das rotatórias: PARE. No local mencionado, vez por outra, acontece acidente envolvendo gente apressada demais.

O trecho da Avenida Manoel Monteiro, digamos, entre as rotatórias do com a Rua 11 e a Avenida Raimundo de Aquino é de movimento cada vez mais intenso. Logo, as autoridades municipais de trânsito deviam trabalhar mais para imprimir maior segurança no tráfego por ali. As coisas estão se complicando pois a frota de veículos parece estar sempre em expansão, os comerciantes, a cada dia que passa, ocupam mais e mais as calçadas e a mobilidade urbana dos pedestres fica comprometida, arriscada até.

No caso da rotatória em frente à Agência do Banco do Brasil, por exemplo, em dias de pagamento de benefícios previdenciários aumenta muito o vai e vem de pessoas idosas, gente doente ou com algum membro engessado, o que fragiliza o indivíduo que precisa se locomover a pé, o que faz da travessia da avenida uma verdadeira aventura ou meio que um jogo de roleta russa no qual o perigo sempre presente é o do sujeito ser colhido por um veículo em desabalada correria, cujo motorista se comporta como se “a preferência” seja dele.

Há poucos dias um pedestre que empurrava uma bicicleta, o pedreiro Walter (42), foi atropelado por um caminhão na Avenida Manoel Monteiro, vale lembrar. Alguém de algum órgão municipal se movimentou da respectiva cadeira para estudar a questão do trânsito na região central da cidade para garantir mais segurança sobretudo aos pedestres? Sei não, mas a impressão que se tem é a de que as autoridades municipais têm coisas muito grandes e mais importantes do que isso para cuidar no dia a dia. Talvez eu esteja equivocado. Tomara.

Eduardo Alves está preocupado com essa situação algo perigosa demais na principal avenida da “Capital da fé”. “Será que vai ser preciso a gente ver mais alguém ser atropelado aqui para que a Prefeitura de Trindade faça alguma coisa?”, questionou indignado o bancário Eduardo. Bem, pelo andar da carruagem, pela rapidez com que a gente percebe a Prefeitura em ação, melhor mesmo é que os pedestres redobrem seus cuidados com a segurança ao transitar pelo local e por todos os demais também. Afinal, caldo de galinha e atenção sempre fazem bem ao sujeito.


Comentários