GREVE: Governo e entidades sindicais assinam acordo e paralisação de servidores do INSS chega ao fim
Atendimento
à população nas agências da Previdência Social será
restabelecido até quinta-feira (1º)
De
Brasília (DF) – Com a assinatura de acordo entre o governo e as
entidades sindicais que representam os servidores da Carreira do
Seguro Social, a paralisação chega ao fim. A expectativa é de que
o atendimento aos segurados do INSS seja restabelecido a partir desta
quinta-feira (1º).
O
acordo prevê reajuste de 10,8% divididos entre 2016 (5,5%) e 2017
(5%). Também contempla a incorporação da média da Gratificação
de Desempenho (GDASS) aos proventos da aposentadoria dos servidores
do INSS em três parcelas iguais, a partir de 2017, entre outros
ganhos.
O
INSS e seus servidores já estão trabalhando para organizar suas
atividades com o objetivo de atender os segurados que não foram
atendidos e dar encaminhamento aos processos interrompidos em
decorrência da greve. Não está descartada a possibilidade de haver
mutirões.
Contudo,
para evitar transtornos e deslocamentos desnecessários –
especialmente nesse período inicial de reabertura das unidades e
grande volume de atendimentos –, o INSS orienta que os segurados
busquem informações sobre os serviços disponíveis na Central 135
(ligação gratuita de telefone fixo ou público e custo de ligação
local na chamada de celular) e no Portal da Previdência Social e agendem o atendimento, antes de se dirigirem às agências.
Além
disso, ressalta que não haverá qualquer prejuízo financeiro para
os segurados: no momento da concessão do benefício, será
considerada a data originalmente agendada como a data de entrada do
requerimento, a partir de quando são gerados os efeitos financeiros.
Confira
o que pode ser feito sem sair de casa
Além
de prestar informações sobre o atendimento, documentação
necessária para requerer os benefícios e agendar os serviços nas
Agências da Previdência Social, a Central 135 e Portal da Previdência Social, também realizam vários serviços.
Confira
abaixo o que pode ser resolvido sem precisar se dirigir a uma unidade
de atendimento:
–
confirmação
de agendamento marcado
–
reagendamento
de atendimento não realizado no período de greve
–
inscrição
como contribuinte da Previdência Social
–
esclarecimentos
de dúvidas sobre valor e contribuição do INSS
–
atualização
de endereço
–
consulta
sobre andamento de processos (pedidos iniciais, recursos e revisões)
–
agendamento
para solicitar benefícios (aposentadorias, pensões,
auxílios-doença, salário-maternidade etc.)
–
verificação
de data de pagamento de benefícios
–
consulta
sobre andamento de processos de benefícios
–
simulação
de contagem de tempo de contribuição e de valor de aposentadorias
(somente no site)
–
marcação
de data para Pedido de Prorrogação (PP) e de Pedido de
Reconsideração (PR), referentes a auxílio-doença
–
consulta
de resultado de perícia médica (somente pelo telefone 135);
–
emissão
de carta de concessão e de memória de cálculo (somente no site)
–
emissão
de certidão para saque de PIS/Pasep/FGTS (apenas no site)
–
extrato
de valores de pagamento de benefícios (somente no site)
–
cálculo
de Guia da Previdência Social (GPS) em atraso (site) e atual (site e
135)
–
extrato
do Cadastro Nacional de Informações Sociais (CNIS) (site)
Serviços
que podem ser feitos em outros locais
–
Extrato
Previdenciário, com informações do Cadastro Nacional de
Informações Sociais (CNIS) para correntistas do Banco do Brasil e
da Caixa Econômica Federal (disponível nos terminais de
autoatendimento desses bancos)
–
extrato
de pagamento do benefício para obtenção de desconto ou gratuidade
em viagem rodoviária (nos terminais de autoatendimento dos bancos
pagadores de benefícios).
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