Goiânia recebe Visita Ícone do Perpétuo Socorro

A acolhida será na Igreja Matriz de Campinas que espera receber milhares de pessoas para esse momento especial de oração.



No próximo domingo, 1 de novembro, os devotos de Nossa Senhora do Perpétuo Socorro da cidade de Goiânia (GO) vão acolher a Visita do Ícone de Nossa Senhora do Perpétuo Socorro, que será levado pelo Superior Provincial dos Redentoristas de Goiás, Pe. Robson de Oliveira, à Igreja Matriz de Campinas (Santuário Arquidiocesano de Nossa Senhora do Perpétuo Socorro, em Goiânia). A Visita faz parte da comemoração do Grande Jubileu dos 150 anos da entrega do Ícone Sagrado aos Missionários Redentoristas.

A Santa Missa com o Pe. Robson de Oliveira terá início no domingo, às 17h30, com transmissão ao vivo pela Rede Vida de Televisão, para todo o Brasil. Uma equipe de louvor já está sendo preparada para animar a celebração. Para o Missionário Redentorista e colaborador da Matriz de Campinas, Ir. Diego Joaquim, esse momento será de muita ação de graças. “O Santuário é um lugar que a Palavra de Deus é proclamada na cidade, pela força evangelizadora que ele tem na cidade de Goiânia. Por isso, será um momento especial”.

Santuário de Nossa Senhora do Perpétuo Socorro
A programação especial que está sendo organizada para a acolhida do Ícone no Santuário começa já na véspera do evento. Haverá a contemplação do Ícone, durante toda tarde do dia 31 de outubro, uma forma também de celebrar os 15 anos de instalação do Santuário Arquidiocesano de Nossa Senhora do Perpétuo Socorro.

A igreja realiza todas as terças-feiras a Novena Perpétua de Nossa Senhora do Perpétuo Socorro. Cerca de 20 mil pessoas participam das 16 celebrações, de hora em hora, ao longo de todo o dia. Diante disso, a expectativa dos organizadores do evento é que milhares de famílias participem desse momento especial de fé e comunhão, com a participação do Superior Provincial. “Além de convidarmos os devotos durante as celebrações, pessoas da paróquia visitaram famílias da região convidando-as para participarem da Visita”, comenta Ir. Diego Joaquim.

História da Devoção
“Fazei que todo o mundo a conheça”. A história da devoção à Mãe do Perpétuo Socorro tomou grandes proporções a partir dessa frase, proferida pelo Papa Pio IX, em 1866, no momento em que ele confiou aos Missionários Redentoristas a missão de torná-la conhecida e amada em todo o mundo.

O símbolo de veneração a Nossa Senhora do Perpétuo Socorro, um quadro de autoria desconhecida, cujo original mede 53 cm x 41,5 cm, foi pintado no estilo bizantino da Igreja Oriental. Por trás da consternação de Maria, apresentam-se os símbolos da dor e da paixão que se aproximam do pequeno Jesus.

Em janeiro de 1855, os Redentoristas compraram, em Roma, a residência chamada “Villa Caserta”. Seria a casa central de sua congregação missionária, que já estava implantada na Europa Ocidental e na América do Norte. Justamente naquela área encontravam-se as ruínas da Igreja de São Mateus, destruída pela guerra.

Em 1863, um padre jesuíta perguntou durante um sermão: “Quem sabe onde foi parar um quadro de Maria que esteve na Igreja de São Mateus na rua Merulana, conhecido como Virgem de São Mateus, e mais propriamente Perpétuo Socorro?”. Assim, retomaram as buscas pelo quadro.

Depois de algum tempo, o Papa Pio IX determinou que o quadro voltasse para o local desejado na aparição da Santíssima Virgem, e proferiu ao Superior Geral dos Redentoristas que a devoção fosse levada aos quatro cantos do mundo.

Conheça mais sobre o Pe. Robson:
Padre Robson de Oliveira Pereira, membro da Congregação dos Missionários Redentoristas (o mesmo grupo que atua no Santuário de Aparecida-SP), é Superior Provincial dos Redentoristas de Goiás. Nasceu em Trindade, Goiás, em 26 de abril de 1974. Entrou para o Seminário aos 14 anos de idade, tornando-se sacerdote aos 24 anos. Após exercer trabalhos na Pastoral Vocacional e na formação de jovens para a vida religiosa no Seminário, foi para a Irlanda e em seguida para Roma, onde fez mestrado em Teologia Moral pela Universidade do Vaticano.

Ao voltar de Roma, sentiu necessidade de ampliar a difusão da devoção ao Divino Pai Eterno e, para isso, buscou espaços na televisão. Em nível nacional, as novenas "Filhos do Pai Eterno" e “Nossa Senhora do Perpétuo Socorro”, e o “Santo Terço dos Filhos do Pai Eterno”, bem como as transmissões do Santuário, são exibidas pela Rede Vida de Televisão. Também faz parte do trabalho evangelizador a Visita da Imagem Peregrina do Divino Pai Eterno e do Ícone de Nossa Senhora do Perpétuo Socorro às dioceses brasileiras e outras cidades no exterior.

Com pregações e preces sobre temas que atingem o cerne da vida humana, o padre e sua equipe conquistaram o carinho de pessoas de todos os cantos do país. Amado por muitos católicos, Pe. Robson, que também é bem quisto pelos evangélicos, recebe milhares de testemunhos de conversões e graças alcançadas vindas de diversas regiões do Brasil e também de outros países.



Da Assessoria de Imprensa da Associação Filhos do Pai Eterno (Afipe)



Comentários