Novos negócios em Goiás superam a marca de 1,5 bilhão de reais em investimentos

Missões internacionais têm conseguido atrair empresas para municípios goianos, porém Trindade não deve receber nenhum investimento


Dia desses o governo de Goiás, sob o comando do governador Marconi Perillo (PSDB), pautou a imprensa goiana com a divulgação de que foram atraídos aqui para a nossa terrinha querida, investimentos na economia de, ao menos, 1,6 bilhão de reais. Isso aí, conforme protocolo de intenções assinado por indústrias de vários setores que manifestaram formalmente disposição de investir na economia goiana, promovendo a expansão e instalação de empresas que, juntas, poderão gerar ao redor de 15 mil empregos diretos e indiretos.

Nos últimos anos o governador e sua equipe têm intensificado as tais de missões internacionais, poderoso instrumento de divulgação do potencial de Goiás para receber investimentos de grandes empresas do estrangeiro. Recentemente, Marconi Perillo e comitiva estiveram na Europa propagandeando as qualidades, potencialidades, da economia goiana junto ao empresariado local e em Amsterdã, na Holanda, visitaram a sede da Heineken que pretende promover uma expansão em suas atividades no Brasil, na fabulosa quantia de 1,0 bilhão de reais.

Municípios onde serão realizados
novos investimentos
Município
Investimento (R$ Milhões)
Empregos
diretos/indiretos
1
Anápolis
50
800
2
Catalão e Ouvidor
180
60
3
Ipameri
103
764
4
Itumbiara
668
1.820
5
Jataí
90
3.320
6
Luziânia
72
3.560
7
Palmeiras de Goiás
484
2.800
8
Piracanjuba
32
600
9
Rialma
50
800
10
São João Da Aliança
20
234

Governador Marconi Perillo formalizou o convite à Heineken para instalar um unidade em território goiano e o resultado disso é que Itumbiara deve se tornar sede de uma cervejaria do grupo, com capacidade de gerar alguma coisa em torno de 650 empregos diretos e indiretos, fruto de um investimento de 650 milhões de reais; outra indústria de motores náuticos, deve investir 18 milhões, podendo gerar 170 empregos diretos e 1.000 indiretos. Por sua vez, Palmeiras de Goiás, também receberá nove empresas que deverão, no total, investir a bagatela de 480 milhões de reais, com capacidade de gerar 2,8 mil empregos diretos e indiretos. Nunca é demais lembrar que Palmeiras de Goiás é a terra do governador Marconi.

Mas haverá fortes investimentos ainda em outros municípios goianos. É o caso de Rialma, onde deverá se instalar indústria de farinha de milho e derivados para animais, um investimento de 20 milhões de reais, podendo gerar 130 empregos diretos e 390 indiretos. Para São João Da Aliança, deve ser instalada uma avícola (produção de ovos), num investimento também de 20 milhões de reais, com potencial de geração de 234 empregos entre diretos e indiretos. Em Luziânia, uma indústria automotiva deve se instalar investindo coisa de 72 milhões de reais, vindo a gerar uns 3.560 empregos diretos e indiretos.

Prosseguindo aí com as boas-novas de investimentos em Goiás, Anápolis deve receber investimentos de 50 milhões de reais de empresa de embalagens plásticas para a indústria farmacêutica e de cosméticos, cujo potencial é de geração de 800 empregos diretos e indiretos. Jataí é outra localidade para onde, no total, devem ser carreados investimentos de 90 milhões de reais; 45 milhões de reais de uma granja, como potencial de gerar 1.980 empregos diretos e indiretos; e outros 45 milhões de reais, de uma empresa de refrigerantes e energético, com possibilidade de geração de 1.340 empregos diretos e indiretos.

Já o município de Piracanjuba deve receber uma unidade industrial, incubatório e produção de rações, investimento de 32 milhões de reais, com a previsão derem criados 600 empregos diretos e indiretos. Por seu turno, Ipameri está na expectativa de receber uma unidade atacadista que deve investir ao menos 103 milhões de reais e gerar 764 empregos, sendo 191 diretos e 573 indiretos. Os municípios de Catalão e Ouvidor estão em vias de receber investimentos de 180 milhões de reais de empresa de mineração, cuja potencial é de gerar 60 empregos diretos.

Comentário
Conforme vemos acima, Trindade ficou de fora da lista de municípios que irão receber novos investimentos fruto do trabalho realizado nas missões internacionais do governo de Goiás. A “Capital da Fé” realmente está precisando se posicionar melhor no cenário político goiano para, quem sabe, tornar-se mais atraente para os grandes investidores, do ponto de vista interno, mas sobretudo, para o empresariado estrangeiro. Neste e em outros quesitos, Trindade tem ainda um bom chão para caminhar e crescer e desenvolver. É isso aí.



Comentários