Papa Francisco critica ambiciosos da Igreja Católica

Santo Padre cita diretamente a sacerdotes "carreiristas" e "apegados ao dinheiro"





Vaticano – O papa Francisco disse ontem que é triste ver que há sacerdotes e bispos apegados ao dinheiro, e apelou para que “vençam a tentação de uma vida dupla”, em sua homilia da missa realizada em sua residência, no Vaticano. Em uma homilia em que falou da figura do apóstolo Paulo, que ao chegar a Roma acabou “traído por alguns dos seus”, o papa disparou contra o que qualificou de carreiristas, apegados ao dinheiro que prejudicam a igreja.

“O cristão está chamado ao serviço, não a servir-se dos outros”, acrescentou o papa, segundo o texto de seu discurso distribuído pela Rádio Vaticana. “Também na igreja há desses que, ao invés de servir, de pensar nos outros, de estabelecer os fundamentos, se servem da igreja: os carreiristas, os apegados ao dinheiro. E quantos sacerdotes, bispos, vimos assim?”, disse Francisco.

As palavras do papa foram ditas um dia após a publicação de dois livros com documentos secretos da Santa Sé que apontam irregularidades financeiras no Vaticano e excessos de despesas cometidos em alguns casos por cardeais. Os livros mostram dados dos apartamentos de alguns deles, como o ex-secretário de Estado Tarcisio Pietro Bertone, que vive em uma dessas casas de grande amplitude e cuja reforma custou 300 mil euros.

O Vaticano indicou nesta semana que os documentos contidos nesses livros procedem de relatórios realizados por órgãos da Santa Sé por encomenda do papa em seu plano de reforma interna das instituições vaticanas e que correspondem a uma “fase de trabalho já superada”. (Jornal O Popular/Agência EFE)


Comentários