Política e generalidades

Vereadores devem se reunir hoje para, quem sabem, votar o Orçamento da Prefeitura para 2016 e um dedinho de prosa sobre uma bronca na equipe do prefeito Jânio Darrot.



Orçamento
Os 17 vereadores de Trindade devem se reunir na manhã desta segunda-feira (14), para mais uma sessão ordinária... No sentido de ordem, sequência, internauta malicioso. O grande assunto tem a ver com talvez algum debate, votação e aprovação ou não do projeto de Lei Orçamentária Anual para 2016. Suas excelências precisam deliberar logo sobre a matéria que foi inserida na pauta da sessão da terça-feira (8), quando naquela oportunidade, vereadores da própria base de apoio ao prefeito Jânio Darrot (PSDB) deixaram o plenário impedindo a votação. Movimento estranho foi aquele, pois os nobres edis que dão sustentação a atual administração municipal no Legislativo trindadense deviam, logicamente, ter feito o contrário, permanecido em seus postos e votado o Orçamento, se não pelos motivos mais comezinhos de se cumprir diligentemente a obrigação, ter condições de entrar em recesso com as consciências tranquilas e em conformidade com a Lei Orgânica do Município.

Presidente
Outro tema importante para os vereadores é a escolha do presidente do Legislativo municipal para o próximo semestre. Até onde a vista curta deste blogueiro alcança, vemos os seguintes vereadores como os mais comentados: pela base do prefeito, Agnelson Alves (PV) e Leobino Oliveira (PSDB); do lado da oposição “nem tanto assim”, figura com destaque Rildo Ferreira (PMDB). Criar um pouquinho de dificuldades na aprovação de uma matéria relevante feito o Orçamento para o ano que vem, pode ser um trunfo para quem está na disputa pela cobiçada presidência da Câmara trindadense e quer para sua causa própria o apoio do prefeito que parece ter capacidade gingantesca para convencer a maioria dos vereadores a votar neste ou naquele colega para comandar a Casa.

Bronca na equipe
A Caravana da Coca-Cola circula no mês de dezembro por várias cidades do Brasil, Goiás no meio, Trindade inclusive. São aqueles caminhões enfeitados com motivos natalinos, luzes coloridas, ursos, espuminha fazendo as vezes de neve, uma sonzeira com o volume lá nas grimpas, e, claro, Papai Noel nas formas de boneco e de gente mesmo. Por onde a caravana vai passando multidões se formam para ver o desfile que é muito legal. Vira um confusão tremenda de adultos portando seus indefectíveis smartphones para fazer milhões de fotos de suas crianças de todas as idades tendo sempre os veículos da caravana como locação.

Na Praça Constantino Xavier, no Centro da cidade, onde fica a sede da Prefeitura Municipal, todos os anos a aglomeração de pessoas é sempre muito grande nessa época, pois todos querem ver a Caravana passar. O veículos do desfile contornam a praça e dão uma paradinha básica para que os interessados possam fazer suas fotografias. O trânsito fica impedido no local e, portanto, a presença do pessoal da Superintendência Municipal de Trânsito (SMT) é necessária para ajudar na organização do fluxo de pessoas e veículos por ali.

Mas ontem à noite, o Gustavo Queiroz, membro da equipe do prefeito Jânio Darrot (PSDB), estava numa bronca terrível com o pessoal da SMT, “porque todo mundo está aqui, vários secretários municipais, mas a SMT não apareceu”. E depois reparei um tantinho e percebi que havia por lá pessoal da Guarda Municipal e nem sinal daquela galera do uniforme amarelinho, os agentes de trânsito. Isso é o que se pode chamar de equipe assim, digamos, bem afinada?


Comentários