Presidente da Câmara dos Deputados aceita pedido de impeachment contra presidente Dilma Rousseff

Crise política se agrava no Planalto Central


Não costumo tratar de assuntos da política nacional, até porque tem gente demais se ocupando disso e com muita competência e informações obtidas diretamente da fonte, no caso, Brasília. Entendo que mais interessante cuidar da temática daqui da nossa terrinha mesmo, falando das coisas que nos afetam diariamente, decisões do governo estadual e, sobretudo, ações da Prefeitura de Trindade, de cidades vizinhas e dos vereadores. Pois é.

Ocorre que o fato político do momento é relevante demais da conta. Depois que o presidente Collor de Mello sofreu processo de impeachment pelos motivos todos aí registrados pela imprensa, com farto material disponível a quem se interessa pelo assunto, pensava que não veríamos algo semelhante em tão pouco tempo assim, dentro da perspectiva histórica, claro. Por isso mesmo é que a decisão do presidente da Câmara dos Deputados, Eduardo Cunha (PMDB), anunciada hoje, surpreende e causa incerteza em relação ao que vem por aí.

Veja uma das diversas matérias sobre o tema.


Do portal UOL, reportagem de Felipe Amorim e Marina Motomura, Brasília:

Eduardo Cunha aceita pedido de impeachment da oposição contra Dilma




O presidente da Câmara, deputado Eduardo Cunha (PMDB-RJ), acolheu o principal pricipal pedido de impeachment protocolado na Câmara por partidos da oposição contra a presidente Dilma Rousseff (PT). "Proferi a decisão com o acolhimento da denúncia", disse em entrevista coletiva na tarde desta quarta-feira (2).

Os deputados da oposição entregaram no dia 21 de outubro à presidência da Câmara um novo pedido de impeachment contra a presidente Dilma elaborado pelos juristas Hélio Bicudo, um dos pioneiros do PT, Miguel Reale Júnior, ex-ministro da Justiça do governo Fernando Henrique Cardoso (PSDB), e Janaína Conceição Paschoal, advogada.

Segundo Cunha, a decisão de acatar o pedido foi de natureza "técnica" e não "política". Cunha afirmou que aceitou o argumento da denúncia dos juristas contra os decretos publicados pelo governo em 2015 que aumentaram despesas sem autorização do Legislativo, as chamadas pedaladas.

"A mim não tem nenhuma felicidade em praticar esse ato. Não o faço em natureza política", declarou o presidente da Câmara. "[Aceito o pedido] Lamentando profundamente o que está ocorrendo. Que nosso país possa passar por esse processo, superar esse processo." Segundo Cunha, "nunca na história de um mandato [de um presidente] houve tantos pedidos de impeachment".

O presidente da Câmara disse ainda que não conversou "com ninguém do Planalto" e negou que seja uma retaliação. A abertura do processo de impeachment, no entanto, ocorre no mesmo dia em que deputados do PT anunciaram que votarão contra o peemedebista no Conselho de Ética da Câmara, onde ele é investigado por suposta participação no escândalo da Lava Jato. Segundo o líder do PT na Câmara, deputado Sibá Machado (AC), houve uma pressão externa para que os petistas votassem contra o peemedebista.

O presidente da Câmara disse que, apesar de haver dúvidas sobre esse ponto entre juristas, ele manteve o entendimento de que não seria possível abrir um processo de impeachment com base em fatos do primeiro mandato da presidente (2011-2014).

A decisão de Cunha foi baseada nos decretos presidenciais deste ano que autorizaram um aumento de gastos do governo apesar de já haver a previsão de que a meta de superávit (economia para pagar juros da dívida) poderia não ser atingida.

A decisão de Cunha foi anunciada no mesmo dia em que o Congresso Nacional vota o projeto de lei que autoriza o governo a fechar o ano com deficit no Orçamento.
Mas, segundo o presidente da Câmara, mesmo que o projeto seja aprovado isso não isentaria a presidente de ter cometido irregularidades contra o Orçamento, pois os decretos foram editados quando não havia ainda a nova meta.

"Mesmo a votação do PLN-5 [projeto que muda a meta] não supre a irregularidade de ter sido editada a norma em afronta à lei orçamentária", disse Cunha.
"Então o embasamento disso é única e exclusivamente de natureza técnica. E o juízio do presidente da Câmara é única e exclusivamente e autorizar a abertura, não de proferir o seu juízo de mérito [culpa]", afirmou. "O processo vai seguir seu curso normal com amplo direito de defesa", disse o peemedebista.

Cunha afirmou que a decisão chega num momento de crise política e econômica. "Sei que é um gesto delicado, num momento em que o país atravessa uma situação difícil. A economia passa por uma crise, o governo passa por muitas crises", disse.

O peemedebista, que rompeu com o governo Dilma em julho, prometeu isenção na condução do caso, e disse que o processo tramitará na Câmara "sem eu fazer qualquer juízo de valor do mérito disso e sem qualquer tipo de torcida", disse. "Minha posição será a mais isenta possível", afirmou.

A decisão deverá ser publicada ainda nesta quarta no Diário da Câmara dos Deputados e deverá ser lida no plenário na quinta-feira (3).

Em seu Twitter, Cunha diz que acolheu o pedido devido à "voz das ruas".



Comentários