Saiu no vento...

Motoristas estão nem aí para as vagas reservadas



Veículo estacionado irregularmente em Trindade.
Sabe aquele ditadozinho, mais ou menos, assim? “Saiu no vento, perdeu o assento?” Então, no trânsito em Trindade ou em qualquer outra cidade deste Brasil de meu Deus, a coisa funciona desse jeito ó. Vagas de estacionamento destinadas, inclusive por força lei, para portadores de deficiência ou idosos, não raras vezes terminam sendo ocupadas por condutores de veículos jovens, fortes, robustos, esbanjando saúde e por vai.

É que se o sujeito ao volante do seu possante dá de cara com uma vaga qualquer capaz de caber sua máquina, dificilmente o cabra titubeia e vai logo estacionando imediatamente. Assim na cara dura mesmo. Caso seja abordado, todo mundo tem o argumento na ponta da língua: “Vai ser rapidinho”. Dito isso, o camarada mantém o carango no lugar destinado a outras pessoas. A não ser que apareça um daqueles agentes de trânsito, trajando a indefectível camisa amarelinha, com a caneta e bloco nas mãos, disposta a lavrar a multa, aí a criatura costuma sair de fininho.

Se não me engano, foi na quarta-feira (6), por volta das 12h30, na frente da agência do Banco do Brasil em Trindade, na Avenida Manoel Monteiro, que aconteceu o caso retratado pelo imagem acima, enviado por um colaborador deste blog. No detalhe, temos uma vistosa caminhonete, cheia de plotagens de uma empresa, estacionada de tal modo a invadir espaço de acesso à rampa, onde inclusive há no chão pintura amarela mostrando que ali precisa ficar livre para se chegar melhor às dependências da agência, enquanto dos dois lado há uma vaga para Idoso e outra, para Deficiente Físico.

Bem, a “regra” seguida pelos motoristas em geral é não “dar moral” para avisos em placas de sinalização e parar o carro onde for mais conveniente. Quando se trata de motocicletas então, é uma festa. No mesmo lugar em questão este blogueiro já se cansou de ver moto estacionada em vaga exclusiva ou destinada ao público mencionado anteriormente.

Agora, é muito bom que os condutores fiquem um tantinho mais atentos porque houve uma mudança na legislação. Estacionar nessas vagas reservadas não é mais infração leve, não senhor. A infração doravante é considerada grave e o motorista infrator leva 5 pontos na carteira de habilitação, além de ter que pagar uma multa de R$ 127,69. O valor financeiro não é lá grande coisa capaz de assustar os distintos condutores de veículos, mas o chato é ficar aí com esses pontos ao longo do ano, né? Arrisco um palpite de que, sem fiscalização ostensiva, condutores ou motoristas brasileiros, goianos, trindadenses, dificilmente vão mudar este comportamento. É isso aí!



Comentários