E por falar em bananas...

Nas feiras livres ou nos supermercados as bananas estão ficando com aparência feia toda vida, por quê?



Tenho reparado (será que o internauta também?) há um certo tempinho aí, que a qualidade das bananas não anda lá muito bacana não. Seja em feiras livres ou nos supermercados por onde tenho saracoteado fazendo umas comprinhas aqui e outras acolá, as bananas maças e pratas têm apresentado cascas cheias de pintas escuras, pequenas. Pensava se tratar de coisa de época e logo passaria a encontrar melhores prondutos para serem comprados e consumidos, mas não é isso que tenho observado não.

Fiquei intrigado com isso e fui conversar com um amigo, Divino Vaz de Figueiredo, técnico agrícola já aposentado, que trabalhou um bom “par de anos” na Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Estado de Goiás, Emater. O cara entende das tricas e futricas relacionadas à produção de alimentos pela natureza e me falou algumas coisas interessantes a respeito desse negócio de bananas.

A causa disso, dessas pintinhas todas que dão uma aparência ruim ao fruto, “pode ter sido o excesso de umidade causando fungos, diferentes tipos de fungos”, comentou comigo Divino Figueiredo. E combater essa “fungaiada” toda custa caro, em termos de trabalho e, evidentemente, no tocante ao total de moeda sonante necessário para a empreitada de tornar o bananal livre de fungos. Na boa, estamos diante de algo economicamente inviável lá na roça. Quanto à qualidade dos frutos isso tem a ver com “as condições climáticas que têm favorecido a intensificação da doenças da forma que vemos ultimamente”, avaliou o técnico agrícola. A boa notícia é que o sabor e as propriedades nutritivas das bananas permanecem

Especulando mais um pouco acerca dos motivos pelos quais a qualidade das bananas ofertadas aos consumidores está caindo, convém levar em consideração que a mãe natureza tem o tempo certo para fazer o fruto granar e amadurecer. Agora, os caras que decidiram ganhar a vida plantando bananas, muitas vezes, querem, precisam, fazer dinheiro mais rapidamente pela comercialização da produção obtida e aceleram a colheita. Vai daí que a gente está sempre se deparando com pencas de bananas pequenas nas feiras e supermercados. Ou seja, era mais conveniente ter aguardado um tantinho mais para que o fruto atingisse o tamanho ideal.

Curioso que a produção é vendida em quilos e mais e maiores bananas nas pencas resultaria em mais dinheiro no bolso do produtor. Quer dizer, na produção agrícola também vale o ditado popular pelo qual “a pressa é inimiga da perfeição”. Todavia, cada um é que sabe bem onde o sapato lhe aperta. E há ainda aqueles casos em que o pessoal dá um jeitinho de fazer o fruto ficar maduro mais rapidamente usando um tal de carbureto de cálcio, segundo ficamos sabendo com uma breve olhadela em páginas na internet.

Antes de terminar, vale destacar que o Brasil produziu 7 milhões de tonelas de bananas em 2015, segundo dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), e este nível se mantém atualmente. Essa bananada toda faz deste “país tropical abençoado por Deus e bonito por natureza” (Salve Jorge Benjor!) o terceiro maior produtor de bananas do Planeta Terra. Quer dizer, motivos para se cuidar melhor da banana nossa de cada dia existe e se mede em toneladas e, claro, em "dindin" nos bolsos ou contas correntes de produtores e comerciantes, diga-se.

Para concluir logo essa notinha, caríssimos e caríssimas, o fato é que a banana, certamente por “engordar e fazer crescer”, integra a dieta dos brasileiros em geral e dos goianos, em particular. Se tanta gente assim gosta e consome o produto, seria interessante que a qualidade do mesmo fosse objeto de preocupação por parte de que o produz. Parece que não tem sido este o caso, infelizmente. Da nossa parte estaremos de olho na qualidade da banana, o fruto, internauta engraçadinho. E temos dito.


Comentários