Vereadores de Trindade retomam hoje à noite as sessões na Câmara Municipal

Na noite desta terça-feira haverá a sessão de abertura do ano legislativo que deverá ser tranquilo para as relações com o prefeito de Trindade



Como acontece após os festejos de Carnaval neste Brasil de meu Deus, o poder Legislativo enfim retoma o batente naquilo que realmente importa aos "brasileiros e brasileiras", trindadenses no meio, ora pois!, as sessões ordinárias em plenário. É assim no Senado Federal, na Câmara do Deputados (o congresso nacional), nas Assembleias Legislativas nos Estados e nas Câmara Municipais também. 

Então por isso mesmo os 17 vereadores da "Capital da Fé" retornarão à peleja legislativa em sessão nesta noite, ali por volta das 19:30 h, na sede da Câmara Municipal, mais precisamente no plenário Hilton Monteiro da Rocha, no Jardim Primavera. Mas a coisa toda será apenas, digamos assim, uma cerimônia de abertura do ano, que marcará também o início da presidência da casa sob o comando do vereador Agnelson Alves (PV), eleito no final do ano passado para o cargo.

Tem sido uma característica do Legislativo municipal funcionar como uma espécie de ente homologador das iniciativas do chefe do poder Executivo, o prefeito. Mesmo quando se percebe uma atuação um tantinho mais contundente da oposição com discursos críticos em relação a atual administração, na prática, tudo que "sua excelência" encaminha à Câmara termina sendo aprovado, e ponto final.

O próprio Agnelson Alves afirmou, logo após sua vitória para presidente do Legislativo municipal, que "a Câmara é do prefeito", como uma espécie de agradecimento à intervenção do prefeito Jânio Darrot (PSDB) nas negociações que convenceram o então presidente da Casa, vereador Dyego Marques (SDD), a votar em Agnelson (detalhe, a disputa estava empacada com cada lado tendo 8 votos, e o diferencial vou o votinho de Dyego Marques), garantindo a presidência do Legislativo para alguém da base de sustentação do prefeito tucano. É, político no exercício do mandato de prefeito parece ter argumentos irresistíveis mesmo. Pois é, pois é, pois é.

O fato é que somente uma zebra muito grande poderá trazer alguma dificuldade para a gestão do prefeito Jânio Darrot ao longo deste último ano de mandato. O que é sim um motivo tranquilizador para quem terá que disputar a reeleição em outubro próximo. E claro que os vereadores também estarão por aí interessadíssimos nos votos do eleitorado trindadense para conquistar mais 4 anos confortavelmente instalados na Câmara Municipal. Agora, em política tudo pode acontecer, inclusive nada. É isso aí!

Ah, sim! Não mencionei que os interesses da população foram levados em consideração porque isso, na lógica das conversas políticas, assemelha-se a um mero detalhe. Pronto falei!


Comentários