A escolha do candidato a vice numa chapa com o tucano Jânio Darrot agita os bastidores da política trindadense

Atual vice-prefeito, Cabriny fala a respeito da disputa pelo posto que ele hoje ocupa


Conversando com alguns líderes de partidos da base de apoio ao prefeito Jânio Darrot (PSDB) é fácil perceber que a definição do nome do companheiro de chapa do tucano nas eleições de 2 de outubro deste ano constitui talvez o ponto mais intrincado das negociações já em andamento. Ser vice do atual prefeito, que buscará a reeleição, é o posto mais cobiçado no meio político trindadense no momento.

A cobiça pelo lugar de vice numa futura chapa encabeçada pelo prefeito de Trindade é facilmente entendida. Ora, estar no exercício do mandato, à frente da máquina pública municipal, é uma senhora vantagem em relação aos demais concorrentes. Em tempos de vacas magras, pensando aqui em dinheiro para custear uma campanha eleitoral, Jânio Darrot parece ter fôlego próprio para se manter no páreo. Neste ano a campanha terá duração de 45 dias, tempo considerado curto para os concorrentes tornarem-se conhecidos do grande público votante. Há, ainda, a expectativa de que, reeleito, o atual prefeito possa se candidatar a um cargo como deputado federal, nas eleições de 2018. Daí, o vice-prefeito teria para si metade do mandato. Atrativos não faltam, desse modo, para o político desejoso da condição de se tornar o vice, portanto.

Cabriny, vice-prefeito.
Quem já se encontra no posto de vice-prefeito, no mandato que encerrará no dia 31 de dezembro deste ano, é o também tucano Gleysson Cabriny. Para muitos, seria melhor deixar como está, e repetir a chapa, até mesmo para evitar fissuras na base do prefeito, formada por mais de 11 partidos. Valendo-se do folclore futebolístico para as tricas e futricas da política, “não se mexe em time que está ganhando”. Mas aí, aparecem os contrariados. Afinal, há legendas cujos líderes se sentem um tanto desprestigiados querendo aumentar o respectivo cacife e obter, assim, maior participação numa possível nova administração. Faz parte do jogo, a disputa por espaços.

Segundo Cabriny, “isso é normal, pelo bom momento do Jânio”, o fato de existir vários interessados no lugar ocupado atualmente pelo ex-vereador trindadense. Conversamos dia desses a respeito dessa questão na qual é um dos nomes mais fortes, e foi possível constatar que há da parte dele uma certa tranquilidade em relação ao assunto, mesmo sabendo que a bolsa de apostas em outros nomes está em atividade. Cabriny garante que ficará no PSDB e não vai promover articulação para ser o escolhido e já recebeu manifestações pela manutenção da atual chapa. O vice-prefeito pondera acreditar “que não estou numa fase em que tenho que 'brigar' ou 'provar' como é meu estilo de fazer político. O Jânio me conhece, assim como as pessoas de Trindade também”.

-----------------------------------------------------------------------------------
Gleysson Cabriny, vice-prefeito de Trindade

“O Jânio me conhece, assim como as pessoas de Trindade também”


Blog - Você já se decidiu? Ficará no PSDB ou vai aceitar o convite do Caiado?
Cabriny - Ficarei no PSDB. Chance: 99,9%

Blog - Sobre o nome do provável candidato a vice na chapa do JD ronda uma boataria só. Tenho ouvido falar até no nome da Talitta Di Martino, esposa do vereador goianiense Tayrone Di Martino, como possível indicada pelo Padre Robson de Oliveira. Estranhei, mas já ouvi muito se falar a respeito. Isso tem a ver com tentativa de minar o seu nome neste processo? Qual sua opinião a respeito?
Cabriny - Existem vários nomes na disputa na chapa. Sobre a Talitta, esposa do Tayrone, não sei dizer. Ela está filiada ao PSDB, é a única coisa que sei de fato. Acho normal, pelo bom momento do Jânio, essa disputa para ser vice. Porém, não posso afirmar se serei candidato, pois essa escolha não depende diretamente da minha decisão. Se houver o convite por parte do prefeito, estarei pronto para ajudá-lo; se não houver o convite, não serei oposição. O que eu posso afirmar é que essa briga para ocupar a vaga de vice é desnecessária. E afirmo que não vou articular. Se for pra ser, será de forma natural, porque quem escolhe o vice é o prefeito, e não o próprio vice. Tenho obtido muitas declarações de presidentes de partidos, que defendem a chapa "Jânio e Cabriny", dizendo que em “time que está ganhando não se mexe”. São todos apoios voluntários e que são bem-vindos por mim. O prefeito me conhece em batalha; creio que não estou numa fase em que tenho que "brigar” ou “provar" como é meu estilo de fazer política. O Jânio me conhece, assim como as pessoas de Trindade também.

------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

Falando em nome novo
Por falar em cogitações de gente nova para formar a chapa a ser liderada pelo prefeito Jânio Darrot, tenho ouvido nos bastidores que está sendo levado em consideração o nome de Talitta Di Martino, cantora, esposa do vereador goianiense Tayrone Di Martino (PSDB). Talitta, vale lembrar, foi secretária municipal de Turismo no final da gestão do prefeito Ricardo Fortunato (PMDB). Quer dizer, não se trata de alguém alheio ao mundo da política não, senhor. Tentei contato com a também repórter de televisão, da Afipe (Associação Filhos do Pai Eterno), mas ela não quis se manifestar. Além disso, existe a proximidade ao padre Robson de Oliveira Pereira, que possui influência junto ao prefeito Jânio Darrot, convém destacar. Quem não conhece a jornalista, vale lembrar que o jornal do Santuário Basílica do Divino Pai Eterno, deste mês, traz uma matéria interessante e a personagem que ilustra o texto é justamente Talitta Di Martino.





Comentários