Porque Hoje é o Dia Internacional da Mulher...

Beleza

Só o espelho de Deus é capaz de mostrar a beleza do nosso coração.



O Dia Internacional da Mulher surgiu no início do século 20, na esteira de manifestações femininas por melhores condições de vida e trabalho. Hoje a data é mais festiva (e comercial), lembrando as muitas conquistas já obtidas nesta área. Confesso que muitas vezes fico até constrangida com essas homenagens. Afinal, todas nós sabemos que, individualmente, estamos muito longe de alcançar o ideal.

No capítulo 3 de Isaías, Deus avisa o povo de Israel sobre a iminente destruição do país por causa da sua rebeldia contra Deus. Se lermos o trecho todo, vemos Deus anunciando fome e sede, morte dos homens, perseguição, conflitos, vergonha, luto... o texto da leitura destaca o destino reservado às mulheres. Depois de tanta preocupação com a aparência (e como nós, mulheres, somos boas nisso!), fica claro que elas tinham deixado de cuidar do que realmente importava. Eliminando todos os enfeites, sobraria apenas uma realidade horrorosa. A mulher exemplar descrita em Provérbios 31 está em absoluto contraste com estas citadas por Isaías. Nos vinte versículos que a descrevem, não há uma única referência à aparência exterior. Mas há muitas menções a amor, alegria, paciência, amabilidade, bondade, fidelidade, mansidão – nada mais, nada menos que o próprio fruto do Espírito descrito por Paulo em Gálatas 5.22-23.

São estas as qualidades que vão nos render os elogios de quem realmente importa: Deus (ver versículo em destaque). Egoísmo e foco nas aparências são males atuais – e não acometem só as mulheres, mas também os homens. Há muitos que precisam de um bom carro, poder, equipamento eletrônicos da moda, etc. para se sentir bem. Mas todos, mulheres e homens, estão sujeitos a esta advertência: “Sua obra (…) será revelada pelo fogo, que provará a qualidade da obra de cada um. Se o que alguém construiu permanecer, esse receberá recompensa” (1Co 3.13-14) – Doris Körber


Leitura Bíblica
Isaías 3.16-24

A beleza é enganosa, e a formusura é passageira; mas a mulher que teme ao Senhor será elogiada. (Pv 31.30)



Extraído da publicação Presente DiárioO livro de leituras devocionais diárias nº 16, uma publicação com direitos reservados à Rádio Trans Mundial.
Roland Körber e Doris Körber, coordenadores do Comitê Editorial.
Imagem: Ilustração da capa da publicação Presente Diário.


Comentários