Saiba que há limites de gastos na campanha eleitoral

Legislação em vigor define claramente os limites de gastos para os candidatos a vereador e prefeito



Para aqueles possíveis candidatos a vereador ou prefeito, nas eleições de 2 de outubro deste ano, é interessante que eles prestem atenção aos limites de gastos estabelecidos pela legislação eleitoral em vigor. Isso é importante porque o dinheiro sempre fala alto nas temporadas de caça aos votos, muito embora, em público, os concorrentes evitem tratar deste assunto.

O eleitor, ouso acreditar, devia prestar mais atenção a este aspecto das disputas eleitorais. Afinal de contas, porque cargas d'águas alguém, pessoa física ou uma empresa, doa dinheiro para quem quer que seja disputar votos? Campanha eleitoral é um negócio muito caro, são raros os exemplos de concorrentes sem recursos financeiros que conseguem conquistar mandatos neste Brasil de meu Deus. E além do mais, dar ampla informação da origem da grana com a qual são pagas as despesas dos candidatos, é uma forma de imprimir transparência ao jogo democrático, e de forma bem ampla.

Pela razão acima mencionada, vão aí os limites de gastos para as eleições de 2 de outubro próximo vindouro, em Trindade/GO, segundo a legislação eleitoral vigente. Candidatos a prefeito poderão gastar até R$ 1.292.728,16, por seu turno, os candidatos a vereador vão poder ter gastos de até R$ 45.736,37. Ah, sim! Vale salientar que estes valores devem ser atualizados em 20 de julho deste ano, portanto, antes do pleito. É isso aí!


Comentários