O gosto pela política ganhou força nas redes sociais

É importante participar do debate político local, criticar e sugerir ações capazes de beneficiar a população



Foi dia desses que tive uma agradável conversa com o jovem senhor Maxmiliano Cordeiro de Araújo, o Max Cabeça, natural de Itapaci/GO, casado, residente em Trindade há mais de 3 décadas. Max é técnico em contabilidade, já atuou em administração de empresas, com destaque para as confecções, atividade industrial que já foi a mola propulsora da economia local. Max tem atuação marcante nas chamadas redes sociais, desde os tempos do Orkut, e agora sobretudo no Facebook, onde emite opiniões sobre a política e a gestão municipal, além de ser considerado um dos destacados disseminadores de informações a respeito das ações realizadas pela Prefeitura de Trindade. O bate-papo foi interessante e rendeu uma rápida entrevista que publicamos a seguir.

Você participa bastante das discussões políticas na cidade, com uma presença forte nas redes sociais. Isso sempre foi assim?
Desde o tempo do Orkut, lá naquelas comunidades, já gostava de participar do debate político local e de criticar e dar sugestões para as soluções dos problemas que atingem a população. Acho muito importante a gente saber do que acontece na administração pública porque existem muitas pessoas carentes e que precisam mesmo das ações da gestão municipal. Isso tem a ver com a noção de cidadania.

Vem daquela época então seu interesse por política?
Sim, desde aquele período me preocupo e me interesso por assuntos da política, de um modo geral, mas, principalmente, da política de nossa cidade.

O que o atraiu para a vida político-partidária?
Sempre gostei da militância partidária, do movimento, das articulações, dos resultados, mas após 2008 quando fui candidato a vereador pela primeira vez, não obtendo o resultado esperado, fui convidado a trabalhar como assessor de um vereador eleito, trabalho que já realizo há 7 anos. Deparei-me com um mundo diferente do que eu achava, e bem melhor, um mundo onde se tem o poder de ajudar, de fazer algo pelo povo, mas também descobri que nem todos que estão lá têm essa vontade, que o lado negro da política é o da porta larga e chamativa. Considero essa experiência adquirida como ponto forte da minha formação política.

Qual a sua avaliação do atual momento político e econômico de Trindade?
Avalio como preocupante. O aspecto político seguirá a tendência nacional, que é a de revolta popular contra políticos detentores de cargos, que tendem a dizer não e promover uma troca considerável nas cadeiras da Câmara Municipal; o lado econômico também não é dos melhores, como acontece no Brasil, principalmente no governo federal. Além da crise econômica que assola o mundo, nós trindadenses sofremos arcando com as irresponsabilidades de administrações passadas que deixaram uma Prefeitura toda bagunçada, com certidões todas positivas de débitos, inviabilizando investimentos no município, o que foi regularizado na atual gestão e os recursos começaram a chegar.

Você pensa em se candidatar a vereador novamente? Se sim, como pensa em financiar sua campanha?
Penso sim e pretendo custear a campanha com recursos próprios e, claro, com a estrutura fornecida pelo partido, não penso em usar muita coisa, nossa estratégia será algo diferente e simples.

Qual deve ser, no seu entendimento, a principal característica da atuação de um vereador?
Trabalhar junto ao povo, ter paciência para ouvir e atenção no atendimento à população. É preciso sair dos gabinetes, ir para as ruas da cidade, manter contato com as pessoas e buscar soluções para os problemas da comunidade, agir com transparência, além de fiscalizar os atos e ações do executivo.


Comentários

renatoev.rocha disse…
Muito boa a entrevista com o Max Cabeça, conheço de perro o seu trabalho e pensó ser un bom candidato a vereador, merecedor de una oportunidad de chegar à câmara municipal onde já agua em prol da comunidade. Prof. Renato Evangelista.