A hora da gata parir: Convenções partidárias nas eleições 2016

O prazo para os partidos decidirem sobre suas coligações e candidatos encerra-se nesta sexta-feira



Alguém aí já brincou, quando criança, de fazer a gata parir?

Nestes tempos de Pokémon GO nos smartphones e tablets da vida, muitos jovens e a meninada, imagino, nem fazem ideia disso não, com toda a certeza deste mundo.

Basicamente a coisa era meio assim: Estando na casa dos avós, lugar ideal para criança fazer bagunça, a gente se sentava numa banqueta. Agora é que nem uma alma viva com menos de 40 anos de idade vai saber do que estou falando. É um banco de madeira que comporta várias pessoas ao mesmo tempo.

Muito bem, meninos e meninas se sentavam e começavam a empurrar uns aos outros até que alguém não conseguia suportar a pressão e deixava o banco. E a coisa ia se repetindo até restar só uma criatura. Isso aí era fazer a gata parir. Coisa mais boba, Divino Pai Eterno! Mas era bom toda vida, pode botar fé.

Sejamos mais prático como isso aqui. Os partidos políticos que querem lançar candidatos a vereador, prefeito e vice nas eleições de 2 de outubro deste ano, tem somente até hoje (sexta-feira, 5) para realizar suas convenções e definir coligações e nomes dos caras para que os eleitores possam escolher que vai para o poder e quem continuará na oposição. Claro, depois do resultado a galera muda o resultado das urnas mediante a adesão de quem perdeu. O poder é belo, encanta e tem um quê de afrodisíaco também, dizem os entendidos em política.

E hoje o Democratas do Alexandre Compleite fará convenção agora pela manhã para decidir o rumo a ser tomado pela legenda, se haverá candidatura própria a prefeito ou uma composição com outro partido. A disposição do ex-vereador é lançar-se candidato a prefeito, mesmo numa chapa puro sangue. A inspiração seria em seu irmão, Amauri Ribeiro, prefeito de Piracanjuba. Vejamos qual será a decisão.

O PMDB de Ricardo Fortunato também deixou para hoje, no início da noite, a partir das 18h, a realização de sua convenção que, sem novidade alguma, homologará o nome do ex-prefeito como candidato novamente ao comando da Prefeitura de Trindade. A curiosidade agora está em saber quem será o companheiro(a) de chapa de Fortunato nesta tentativa de retornar ao poder na “Capital da Fé”.

Por sua vez, o PSDB de Jânio Darrot estará às voltas com a convenção para homologar seu nome como candidato à reeleição, ali pelo início da noite também. Nos bastidores, comenta-se que o vice na chapa poderá ser o atual presidente da Câmara Municipal, vereador Agnelson Alves (PV), em lugar do atual vice, Gleysson Cabriny (PSDB). São especulações e à noite tudo estará muito bem colocado para o distinto público votante analisar, refletir, decidir por este ou aquele e votar.

Quer dizer, no fim da noite a “gata terá parido” como gatinhos, uma ninhadinha de candidatos a vereador, vice e prefeito. Não sei se a comparação é boa, mas a intenção foi legal. Vejamos como serão as coisas no final deste dia.


Comentários