Muitos eleitores se esquecem dos candidatos em que votaram

Mais da metade dos eleitores goianienses não se recordam em quem votou nas eleições passadas e como será com o eleitorado trindadense?



O jornal O Popular, em sua edição de segunda-feira (15), publicou matéria do repórter Caio Henrique Salgado, a respeito de pesquisa SERPES/O POPULAR, que constatou a falta de memória do eleitorado goianiense. O levantamento ouviu 501 eleitores da Capital, entre os dias 10 e 12 deste mês. A respeito das eleições municipais de 2012, 54,9% dos entrevistados disseram não se lembrar em que votou para vereador, enquanto que 47,3% se esqueceram em quem votou para prefeito.

Os dados acima são importantes demais conta e mostram algo que já é sabido mesmo, reforçam nossa percepção da realidade. O eleitorado comparece às urnas sem se comprometer com a política. Faz tempo que é assim. Pensa bem, o sujeito vai lá e vota, mas daí a uns meses nem se lembra em quem votou. É estranho. Fica assim meio na base do tanto faz, como tanto fez. Podia ser melhor um pouquinho, haver mais interessante pelo assunto, por parte de “Sua Excelência, o eleitor”, eu acho.

Lendo a matéria pensei, se isso é assim na Capital, como deve ser nas cidades do interior, principalmente nos municípios menores? E me perguntei se o eleitor de Trindade hoje é capaz de se lembrar em quem votou para vereador e prefeito nas últimas eleições. Fiquei curioso com isso. Já que não temos condições de contratar um instituição de pesquisa para sair a campo e fazer semelhante levantamento, resolvi fazer somente uma enquete a respeito do tema aqui mesmo neste modesto espaço.

Se você, internauta que de vez em quando dá o ar da graça neste blog, é eleitor em Trindade/GO, e quiser, pode participar respondendo à pergunta da enquete e diga se você se recorda em quem votou para vereador e prefeito nas eleições de 2012. Veja a enquete na coluna ao lado. Participe aí.



Comentários

Anônimo disse…
Isso é bem verdade. Nós votamos no calor da campanha politica e sem motivos ideologicos mas mais por conveniência momentânea e depois não acompanhamos o trabalho do nosso vereador e passados quatro anos fica quase impossível lembrar