Forças Armadas vão garantir a segurança durante as eleições no domingo

Mais de 400 municípios brasileiros irão receber integrantes das Forças Armadas para que as eleições se realizem conforme a lei e a ordem



Ouvindo reportagem na Rádio CBN, na manhã desta sexta-feira (30), ficamos sabendo que o Tribunal Superior Eleitoral (TSE), o responsável pelas eleições em todo o país, decidiu encaminhar efetivos das Forças Armadas para, até aquele momento, 409 municípios espalhados por 14 estados da República Federativa do Brasil, neste Domingo (2), quando os 144,5 milhões de eleitores brasileiros deverão comparecer aos locais de votação para eleger vereadores, vice-prefeitos e prefeitos das 5,5 mil cidades “desta terra em que se plantando tudo dá”. Ah, sim! Essa operação que visa garantir o cumprimento da lei e da ordem durante o pleito, custará algo em torno de 25 milhões de reais aos contribuintes.

A campanha eleitoral que acabou de acabar, ao menos no horário eleitoral gratuito e na realização de reuniões, comícios, foi sem graça toda vida. Mas vale destacar que em Trindade, por exemplo, até amanhã os caras vão poder fazer aquele barulhento desfile de carros pela cidade. Credo em cruz! O resumo da ópera agora muito perto do fim aponta que tivemos carreatas demais ao som de jingles enjoativos, foguetório sem fim, pouco ou nenhum debate, propostas sérias, exequíveis, factíveis, foi uma espécie de avis rara desde o início da pedição de votos lá em agosto próximo passado. Aneim! Jesus, Maria, José! Como é que a política “deste país” ficou assim paupérrima de ideias, de debates e de gente capaz e interessada em apresentar um plano de governo bem pensado, com começo, meio e fim? Misericórdia!

Pior de tudo é que mexeram nas regras de financiamento das campanhas, proibindo doações de empresas, encurtando demais o período da temporada de caça ao voto, como se isso fosse o mais importante a ser feito e o que realmente aconteceu foi que beneficiaram os candidatos mais ricos, bem como aqueles que já estavam no poder. Afinal de contas, a pessoa física brasileira nunca se destacou como doadora de recursos para campanhas eleitorais nas quais sempre imperou o financiamento público indireto, como bem ficou provado pelas investigações da Operação Lava-Jato. Ou alguém hoje em dia acredita que as empreiteiras doavam os bilhões delas próprias para candidatos, partidos e coligações?

E como tudo que é ruim pode piorar um pouquinho mais, a campanha eleitoral deste ano está violenta demais da conta. Ao menos 20 candidatos foram assassinados em diversos municípios brasileiros, com destaque para Itumbiara, onde o Zé Gomes (PTB), candidato a prefeito, foi assassinado a tiros por Gilberto Ferreira do Amaral, na quarta-feira passada. Tem gente que ainda teima em “fazer política” com violência, aparando as diferenças na base da bala. Sei não, mas acho que os “excelentíssimos” lá em Brasília terão muito serviço pela frente, pois a mexida que fizeram não conseguiu melhorar grande coisa no processo eleitoral.

Aguardemos a noite do domingo (2) para sabermos como é que “sua excelência, o eleitor” vai decidir o voto, e quem serão os escolhidos para cuidar dos municípios brasileiros, no período do primeiro dia de janeiro de 2017 até o dia 31 de dezembro de 2020. E tomara que, enquanto isso, os camaradas valentões e briguentos sejam contidos para que impere a paz e o respeito básico aos direitos da cidadania em Trindade e todos os lugares desta “Mãe gentil, pátria amada Brasil”. É isso aí!


Comentários