Apenas 6 dos 17 vereadores eleitos de Trindade têm curso superior

O eleitor trindadense votou também pela renovação da composição do Legislativo municipal



Eleições 2016
Trindade - Goiás
Vereadores Eleitos
Nome
Partido
Grau de escolaridade
Ocupação
1
Agnelson Alves
PV
Superior incompleto
Vereador
2
Aninha
SD
Superior completo
Outros
3
Dona Irani
PMDB
Superior completo
Professora
4
Dr. Dyego
PSD
Superior completo
Odontólogo
5
Felinho
PP
Ensino Médio
Vereador
6
Fernandinho
PPL
Ensino Médio
Servidor Público Municipal
7
Hélio Braz
PSDB
Ensino Médio
Vereador
8
Jeann Carlos
PRTB
Superior Incompleto
Outros
9
João Piqui
PTB
Ensino Médio
Servidor Público Municipal
10
Johnatan Reis
PR
Ensino Médio Incompleto
Comerciante
11
Márcia do Edmilson
PTB
Superior completo
Outros
12
Marden Júnior
PP
Superior completo
Outros
13
Pastor Alcione
PRB
Superior completo
Gerente
14
Pastor Zeca
PHS
Ensino Fundamental Incompleto
Outros
15
Renato do Mercado
PDT
Ensino Médio Incompleto
Comerciante
16
Roni
PDT
Ensino Médio
Locutor
17
Weslley Cabeção
PMDB
Ensino Fundamental Completo
Empresário


Conforme declaração dos próprios então candidatos a vereador de Trindade à Justiça Eleitoral, dos 17 vereadores eleitos para a legislatura de 2017 – 2020, nas eleições realizadas no dia 2 deste mês, apenas 6 (Aninha, Dona Irani, Dr. Dyego, Márcia do Edmilson, Marden Júnior e Pastor Alcione) deles concluíram curso superior. Por sua vez, 2 (Agnelson Alves e Jeann Carlos) disseram ter curso superior incompleto. Enquanto isso, 5 (Felinho, Fernandinho, Hélio Braz, João Piqui e Roni) vereadores eleitos declararam ter feito o ensino médio completo. Outros 2 (Johnatan Reis e Renato do Mercado) futuros integrantes da edilidade trindadense têm o ensino médio incompleto. Finalizando, 2 (Pastor Zeca e Weslley Cabeção) vereadores eleitos disseram ter o ensino fundamental incompleto.

Mais tempo nos bancos escolares é claro que ajuda na formação e capacitação da pessoa para exercer qualquer atividade, sobretudo um papel relevante e complexo como é o caso da função de vereador, a quem cabe fiscalizar as contas do prefeito, analisar, debater e votar os projetos de iniciativa do chefe do Executivo municipal e todos os outros. Legislar é coisa séria, de valor, embora os próprios políticos dão pinta de que enxergam na atividade algo como um degrau na carreira ou uma espécie de janela para se chegar ao poder Executivo.

É lógico e evidente, porém, que menos títulos conquistados no sistema educacional não é assim um obstáculo intransponível para que o camarada realize um bom trabalho no poder Legislativo. Se quiser fazer um papel bacana como vereador, talvez um bom passo seja formar uma equipe de assessores qualificados para auxiliar e não se cercar de cabos eleitorais apenas. Mas cada um sabe de si e quem entra em política bobo não é nem nunca foi, e tem lá seus objetivos com isso.

No quadro acima verificamos que realmente por aqui temos políticos que entendem a função de vereador como ocupação principal, algo semelhante ao exercício de uma profissão. Agnelson Alves, Felinho e Hélio Braz declararam como ocupação a atual condição de vereadores. Dona Irani declarou ser professora do ensino fundamental. Fernandinho e João Piqui são servidores públicos municipais. Johnatan Reis e Renato do Mercado são comerciantes, enquanto que Weslley Cabeção se declarou empresário. Dr. Dyego é odontólogo e Roni, Locutor. Aninha, Jeann Carlos, Márcia do Edmilson, Marden Júnior e Pastor Zeca aparecem tendo outras ocupações. Fechando o círculo, Pastor Alcione declarou ser gerente.

Dos atuais 17 vereadores, 16 concorreram à reeleição e somente 5 (Agnelson, Dr. Dyego, Felinho, Hélio Braz e Roni) deles conquistaram novos mandatos. Ou seja, o eleitorado trindade decidiu renovar bastante a composição da Câmara Municipal. Isso é bom? Vejamos o que esses futuros edis irão entregar como trabalho à comunidade nos próximos 4 anos. Logo, o tempo dirá. Mas, particularmente, penso mesmo ser interessante e recomendável a troca de vereadores, deputados e senadores, inclusive para evitar que o político faça da atividade de representação da sociedade algo semelhante ao exercício de uma profissão qualquer, o que deturpa o sentido da coisa. E para terminar: Ao trabalho, senhoras e senhores!


Comentários