Breves notinhas sobre a política trindadense

O bom momento político de Jânio Darrot se contrasta com a temporada difícil de Ricardo Fortunato



Só alegria

Jânio Darrot e família: Felicidade.
O Popular nos conta, em sua edição desta quarta-feira (5), que o empresário Jânio Darrot (PSDB), um dos cinco candidatos a prefeito que buscavam a reeleição ele, vale a pena lembrar, integrante do seleto grupo dos 20 políticos mais ricos de Goiás, foi o único que conquistou a vitória no último Domingo (2) ao receber 31.722 votos, 9.711 votos a mais do que o segundo colocado, Dr. Antônio (PR). Jânio cumprirá novo mandato de prefeito de Trindade, no período de 1 de Janeiro de 2017 até 31 de Dezembro de 2020. Com isso, o prefeito da “Capital da Fé” se cacifa política e eleitoralmente como um dos potenciais protagonistas das eleições estaduais lá em 2018. Como os negócios vão indo de vento em popa, a família igualmente está muito bem também, Jânio não poderia estar de outra forma, ou seja, exalando alegria e felicidade.



Tem coisas que o dinheiro não compra
A matéria do O Popular destaca que o resultado da apuração das eleições do Domingo passado, mostra que somente cinco dos 20 candidatos a prefeito mais ricos de Goiás foram eleitos. Os políticos endinheirados e vencedores nas eleições municipais deste ano foram Nick Barbosa (DEM), em Minaçu; Naçoiton Leite (PSDB), em Iporá; Caio Lima (PP), em Caiapônia; Jânio Darrot (PSDB), em Trindade; e, Dr. Ailton (PR), em Petrolina. Claro que ter dinheiro ajuda bastante em qualquer empreitada na vida, especialmente em disputas eleitorais, mas isso não é tudo nem significa garantia de vitória. Pois é, pois é, pois é.



Fortunato rejeitado

Ricardo Fortunato: Rejeição elevada
No início da campanha eleitoral deste ano quando surgiram pesquisas de intenção de voto mostrando os índices de rejeição dos candidatos a prefeito de Trindade, o nome de Ricardo Fortunato (PMDB) sempre apareceu com números elevados. 42,5% num levantamento aqui, 47,4% em outra pesquisa dali. Enfrentar eleição com rejeição desse porte não é fácil para nenhum político e certamente esse dado ajuda a explicar a votação minguada de Fortunato, apenas 7.134 votos nas eleições de Domingo passado. Fortunato tem vivido fase ruim demais da conta nas disputas eleitorais. Perdeu em 2012 quando tentou a reeleição; viu seu irmão Nélio Fortunato (PSDB) ser derrotado para deputado estadual, em 2014; agora Ricardo volta a sentir o sabor amargo de uma nova derrota ao tentar voltar a ser prefeito da “Capital da Fé”. Ah, sim! Um lenitivo foi que Dona Irani (PMDB), matriarca dos Fortunato, conseguiu ser eleita vereadora com 744 votos. A votação, no entanto, foi considerada pequena, segundo os analistas políticos daqui da “Velha Barro Preto”. Que a situação para Fortunato está muito longe de ser confortável, ninguém discute, mas falar em “morte política” é bobagem. Trata-se de alguém ainda jovem, 43 anos, e política é uma atividade muito dinâmica e tudo é possível. Mas se o objetivo de Fortunato for mesmo continuar disputando eleições, convém fazer uma espécie de tratamento de sua imagem política por aqui, e até como se diz no mundo dos negócios, dar uma “reposicionada em sua marca” também.


Comentários