E por falar em fedentina na “Capital da Fé”

Mau cheiro na tarde de Sábado passado fez órgãos municipais se movimentar



No final da tarde de Sábado (8) o ar de Trindade foi tomado por um mau cheiro horrível, minha gente querida. Coisa triste toda vida. Pessoal reclamou bastante do péssimo aroma na atmosfera da “Capital da Fé”, principalmente nos grupos de trindadenses no Facebook e no Whats App. Infelizmente, isso acontece com uma incômoda frequência na cidade, vale dizer. Tem gente que fala que a origem da fedentina seria um curtume, outras pessoas afirmam que o foco de irradiação do fedor é uma fazenda que trabalha com confinamento de gado, ambas na zona rural da “Velha Trindade da Fé e do Amor”.

O fato é que vez por outra nosso narizes são obrigados a respirar um ar fétido, com um cheiro típico de chiqueiro. E estamos falando de uma cidade no Aglomerado Urbano de Goiânia, com uma população de 117.454 habitantes, segundo dados estimados pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), um importante polo do chamado turismo religioso do Brasil que semana sim e outra também recebe milhares de turistas das mais diversas regiões brasileiras. Uma cidade do porte de Trindade precisa, digamos, estabelecer uma cultura gerencial capaz de evitar coisas desse tipo.

Bom que haja empresas trabalhando aqui, empregando trabalhadores, pagando salários, recolhendo tributos, robustecendo a receita pública, fortalecendo a economia local. Que maravilha! Isso é muito importante. Parabéns aos empreendedores! Só que é preciso funcionar de modo a manter a qualidade de vida dos nativos, senhoras e senhores que tocam os negócios. É isso mesmo, caríssimos gestores de empreendimentos que podem jogar na atmosfera partículas fétidas demais da conta. Não é porque gera emprego e renda que se está liberado para emporcalhar o ar do município, ora pois. E o pior de tudo é que é bem possível que os caras responsáveis pelos negócios que provocam o mau cheiro em nossas casas nem tenham residência fixa na cidade. Ou seja, dane-se o ar que os moradores vão respirar.

A Prefeitura de Trindade provocada pela reclamação das pessoas contrariadas pela fedentina no fim de semana divulgou nota sobre o assunto. Fomos informados que a “a Vigilância Sanitária Municipal, em conjunto com a Secretaria Municipal do Meio Ambiente, retornou ao local que exala o odor que tem incomodado grande parte do município” e na oportunidade o proprietário foi notificado pelos órgãos municipais e tem, claro, prazos para cumprir e trabalhar pela solução do problema. Bem, isso em tese porque há sempre a possibilidade de tudo “ficar como dantes...”. Só para lembar, não faz muito tempo que a Prefeitura Municipal ensaiou ações para evitar que os comerciantes ocupem as calçadas na cidade, mas a coisa acabou mesmo ficando “o dito pelo não dito”.

O que fazer, né? Só resta esperar que a Prefeitura de Trindade entre verdadeiramente em ação para solucionar essa questão. Afinal de contas, os contribuintes pagam salários, para tanto, a procuradores, superintendentes, secretários e, evidentemente, ao prefeito municipal que precisa garantir a melhor qualidade de vida à população local. E mais não digo nem me foi perguntado. É isso aí!


Comentários