Iris continua liderando a disputa pela Prefeitura de Goiânia

Simples assim, na reta final da campanha o desafio do peemedebista é manter a liderança.






E a disputa pelo comando da Prefeitura de Goiânia continua rendendo chutes na canela desferidos mutuamente pelos candidatos Iris Rezende (PMDB) e Vanderlan Cardoso (PSB), nas propagandas do Horário Eleitoral, na peleja neste segundo turno das eleições 2016, cuja votação acontecerá no domingo (30).

Até agora, no entanto, segundo as pesquisas de intenção de voto realizadas pelo Serpes para o jornal O Popular, Iris tem suportado bem as pancadas e continua liderando o embate desde o início da campanha. Ah, sim! Iris, na verdade, não perdeu a dianteira em nenhum momento, de acordo com as pesquisas já divulgadas, mesmo antes da atual temporada de caça ao voto ter começado lá na Capital goiana.

Ouvindo 601 eleitores goianienses, entre os dias 19 e 20 deste mês, o Serpes nos conta que Iris ficou em primeiro lugar, com 56,5% das intenções, enquanto que Vanderlan permaneceu na segunda posição, com 41,3% das declarações dos entrevistados. 0,4% disseram que anulariam o voto ou votarão em branco. 1,8% ainda não decidiram. A margem de erro é 4 pontos porcentuais para mais ou para menos e o intervalo desconfiança é de 95%.

E um dado interessantíssimo da pesquisa em questão está relacionada aos 74,5% dos entrevistados que declararam a intenção de voto como já sendo definitiva. De acordo com o Serpes, 5,8% disseram que podem mudar a opção de voto, ao passo que 0,3% não responderam e 19,3% afirmaram que não votam em nenhum dos dois candidatos. Quer dizer, para haver uma significativa mudança de voto aí, será preciso que o candidato consiga fazer com que o eleitor troque sua opção. E isso não é nem nunca foi uma tarefa fácil.

Vale a pena destacar que a pesquisa em questão foi registrada no Tribunal Superior Eleitoral sob o Procolo nº GO-04809/2016, no dia 16 de outubro de 2016, e publicada no jornal O Popular, na edição desta segunda-feira (24).

Com 15,2% de diferença sobre Vanderlan, Iris Rezende deve ter como o grande desafio nesta reta final da campanha, administrar bem sua vantagem para conquistar mais um mandato de prefeito de Goiânia. Até lá, pelo andar da carruagem, o sarrafo do marketing do seu concorrente não deve dar trégua. E caso se confirme a vitória de Iris, aquela máxima pela qual, em campanha eleitoral quem bate não ganha a eleição, também terá mais um exemplo a ser considerado em futuras disputas pelos candidatos.


Comentários