Eleições 2016: E o vira-virou que não aconteceu

Marqueteiros usaram pesquisas de intenção de voto para influenciar eleitores acabou perdendo a disputa



Lá pelas tantas na campanha eleitoral em Trindade, eis que o candidato a prefeito Dr. Antônio (PR) e sua equipe, divulgaram pesquisa de intenção de voto, anunciando com estardalhaço, que tinha ocorrido a virada na disputa em andamento. Os eleitores votaram, no dia 2 de outubro, mas Jânio Darrot (PSDB) venceu a peleja com 9.711 votos de frente.

Corria a temporada de caça ao voto nas eleições em Goiânia, já bem próxima da definição, quando a campanha do candidato Vanderlan (PSB) divulgou números na onda do vira-virou também. Outra vez, apurada a votação, eis que Iris (PMDB) venceu a peleja com 101.244 votos a mais do que o segundo colocado.

É, isso de usar pesquisa de intenção de voto como mero instrumento de marketing eleitoral na esperança de atrair votos dos eleitores indecisos ou que decidem na base do “voto em candidato que está liderando as pesquisas”, não deu resultado positivo para quem recorreu a esta firula mais essa vez. Por outro lado, aquela espécie de regra das campanhas pela qual o candidato que bate muito no adversário não vence a disputa, mostrou seu vigor, sobretudo em Goiânia. Por agora é só isso mesmo e mais não digo nem me foi perguntado.


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