O período de Lua de Mel do prefeito com apoiadores e eleitorado

Se nada mudar, Jânio Darrot terá 18 secretarias, várias superintendências e mais de 900 cargos em contrato e comissionados para nomear



O prefeito Jânio Darrot (PSDB), reeleito para mais quatro anos à frente da Prefeitura Municipal de Trindade, nas eleições de 2 de outubro deste ano, está vivendo o que os entendidos em política chamam de Lua de Mel com o eleitorado e seus apoiadores. Ora, 31.722 eleitores trindadenses votaram em Jânio, dando-lhe mais um mandato de prefeito da “Capital da Fé” para o período de 2017 – 2020. E os integrantes dos 12 partidos da coligação capitaneada por Jânio estão se sentindo os caras junto ao atual e futuro chefe do poder Executivo da terra de Ana Rosa e Constantino Xavier.

Todo mundo sabe que Lua de Mel tem curta duração, nunca é demais relembrar. No caso de qualquer prefeito, isso vai da vitória nas urnas até o dia da posse mesmo. Ou até um pouquinho antes, quando são divulgados os nomes dos secretários municipais, diretores, superintendentes, enfim, é definida a equipe de trabalho para a nova administração. Daí começam os problemas, pois os eleitores vestem a roupa do dia a dia, a vestimenta de cidadãos, e as cobranças por mais e melhores serviços municipais têm início, por outro lado. É isso o que ocorre em tudo lugar, internautas que vez por outra nos brindam com as honrosas visitas a este espaço.

O pessoal que apoiou a empreitada de Jânio Darrot rumo a mais quatro anos como prefeito, deve estar de olho comprido lá pelas bandas da Praça Constantino Xavier, no centro da cidade, onde fica a sede do poder Executivo Municipal. Sua Excelência é o único trindadense, no momento, cuja caneta pode assinar cobiçadas nomeações para cargos públicos e neste contexto de crise econômica em que arranjar emprego não é tarefa simples, isso ganha mais importância ainda do que o normal.

Não é segredo para ninguém que está em andamento os preparativos para uma proposta de reforma administrativa da Prefeitura Municipal de Trindade, matéria em gestação que deverá ser encaminhada à Câmara Municipal nos próximos dias. Há gente na atual equipe do prefeito Jânio Darrot garantindo que a medida vai diminuir a quantidade de secretarias, por exemplo. Mas existem políticos da base aliada de Sua Excelência ansiosos para que sejam criados mais postos a serem ocupados sob a indicação política.

A Prefeitura de Trindade conta, atualmente, com 13 secretarias ordinárias, além de 3 pastas extraordinárias (Comunicação, Compras e Articulação Política). Lembrando que existem 2 pastas com status de secretaria também (Controle Interno e Procuradoria Geral do Município). Além disso, há pelo menos 924 cargos em contrato ou em comissão que podem ser ocupados de acordo com indicações de aliados, seguindo orientação política ou meramente técnica. Secretários têm salário, hoje, de R$ 10.021,00. Diretores, superintendentes, recebem abaixo disso aí. De qualquer forma, estamos falando de bons salários, segundo a realidade da economia local.

Concluindo esta notinha, pois já ficou grande demais da conta, vejamos se o prefeito Jânio Darrot vai conseguir prolongar o período de Lua de Mel tanto com o eleitorado, melhor dizendo, com os cidadãos trindadenses, como também com os políticos, em especial aqueles que compõem sua base de apoio, quando vier a público os nomes dos integrantes da equipe de governo para o segundo mandato, cujo início está marcado para o primeiro dia de janeiro de 2017. Por agora é só isso mesmo.


Comentários