Central de Serviços do INSS está no ar

Conheça a ferramenta no endereço servicos.inss.gov.br





A Central de Serviços do Instituto Nacional do Seguro Social (Meu INSS) já está no ar, em processo de acabamento. A ideia é permitir o acesso às informações previdenciárias e a solicitação de requerimentos de maneira rápida e simples pelo cidadão. O novo canal está disponível no endereço: http://servicos.inss.gov.br/.

Segundo a Chefe de Divisão de Atendimento da Superintendência Regional Norte/Centro-Oeste (Divat/SR-V), Carla Gonçalves, o INSS está atendo à evolução tecnológica. "O segurado quer informação de forma cada vez mais rápida e desburocratizada. E o INSS está caminhando a passos largos nessa direção", afirmou.

O objetivo é romper com o modelo antigo de atendimento por meio de uma nova abordagem em que a oferta de serviços, como extratos, requerimentos e declarações possam ser feitos pela internet. Assim, o segurado poderá, de casa, acessar diversos serviços do INSS deixando de comparecer à uma Agência da Previdência Social (APS).

Carla Gonçalves revelou que a pretensão é no curto prazo reduzir em 30% a demanda espontânea das Agências do INSS. "Com isso, nosso servidor poderá se dedicar ao reconhecimento do direito, a essência de nossa atividade-fim, que é altamente especializada", acrescentou.

Para acessar a Central de Serviços, deve-se utilizar a versão mais recente do navegador Mozilla Firefox ou do Google Chrome. Em primeiro lugar, o usuário deve gerar o código de acesso no site e, em seguida, ligar para a Central 135. Durante a ligação, são realizadas cinco perguntas de segurança com base no CNIS para a liberação do acesso.

A implantação da Central de Serviços está sendo realizada por etapas. Estão disponíveis: “Extrato CNIS”, “Carta de Concessão”, “Consultar Revisão de Benefício – Artigo 29”, “Declaração de regularidade da situação do contribuinte individual”,  “Encontre uma agência”, bem como requerimentos. Outros serviços como “Histórico de Crédito e Consignação”, “Situação e Declaração de Benefício”, “Nada Consta” e "Acompanhamento de Perícia Médica” serão disponibilizados posteriormente.

O piloto da Central de Serviços foi lançado por meio do Memorando-Circular nº 46/DIRAT/INSS, emitido no dia 14 de novembro, e tem duração de 45 dias. Tanto as dúvidas e os possíveis erros, quanto as sugestões devem ser encaminhadas para a Divisão de Padronização de Procedimentos e Métodos do Atendimento (DPPMAT) do INSS pelo e-mail dppmat@inss.gov.br.


Texto da Assessoria de Comunicação Social do INSS/
Superintendência Regional Norte/Centro-Oeste


Comentários

Anônimo disse…
estou tentando acessar a central de serviços do INSS para obter o extrato do CNIS e a pagina não abre já fique tentando por diversas vezes aparece um circulo que fica piscando e a pagina não abre