Presidente Trump surpreende por fazer o prometido

A surpresa de assistir a um político no poder cumprindo a palavra dada na campanha


Presidente Trump surpreende por fazer o prometido.


Nós brasileiros somos um povo bom, não há dúvida. Temos como característica empenharmos a palavra muito facilmente, sobretudo nas campanhas eleitorais. Cumprir direitinho o que foi dito, aí é uma outra coisa. É o negócio mais comum por essas bandas o sujeito pedir voto usando um discurso, termina vencedor pelo voto direto dos eleitores, chega ao poder e faz nada daquilo que foi prometido, apalavrado, com o distinto público votante. E, na prática, ficamos assim, o dito pelo não dito, e vida que segue.

Parece ter caído em desuso esse negócio de se honrar a palavra dada. “Fulano falou a água parou”, eis uma expressão interessante que retrata bem como um dia o valor de qualquer acerto verbal, corriqueiro no dia a dia das pessoas, era respeitado. Ah, e o fio do bigode do cabra era garantia de que o combinado seria cumprido. Imagino que havia picaretas naqueles tempos idos, sempre e em todo lugar eles existem, mas deviam ser uma espécie de minoria avexada e não uma gente desassombrada feito hoje em dia.

Mas retomando o rumo da prosa aqui, talvez eu esteja totalmente enganado, e a probabilidade de ser isso mesmo é muito grande, mas a aparência de surpresa nos comentários de jornalistas, analistas de política internacional, da chamada grande imprensa brasileira que abordam as primeiras decisões do presidente norte-americano Donald Trump, soa como uma comprovação do que está dito acima. Uái, mister president Trump está apenas mantendo a palavra dada ao longo da campanha. À época, dizia que se eleito faria isso e aquilo e, empossado, está cumprindo o prometido. Qual a surpresa?

Neste nosso “país tropical, abençoado por Deus e bonito por natureza”, conforme anteriormente registrado, a banda toca diferente. Se isso é bom ou ruim, tanto lá como cá, aí já é uma outra história.



Comentários