Entrevista: Vereador Hélio Braz, presidente da Câmara Municipal de Trindade

Novo presidente fala sobre o planejamento das ações que devem ser realizadas nos próximos dois anos, contemplando atividades internas e outras voltadas para a comunidade.





Hélio Braz Gomes (foto) não é trindadense de nascimento, pois nasceu em Silvânia(GO), mas é como se fosse. Afinal, está no município há mais de 30 anos. Hélio Braz está no seu terceiro mandato na Câmara Municipal de Trindade e, na sessão solene desta segunda-feira (13), o vereador estará no comando do trabalhos que marcam a abertura do ano legislativo na “Capital da Fé”. Para a posse dos integrantes da Mesa Diretora da Casa e início dos trabalhos legislativos neste ano, Hélio Braz declara que “há uma expectativa muito boa” dos vereadores que devem receber ilustres trindadenses, com destaque para a ministra Laurita Hilário Vaz, presidente do Superior Tribunal de Justiça (STJ), dentre outras autoridades, bem como lideranças locais. Responsável pela gestão financeira do Legislativo municipal cuja receita mensal, hoje, gira em torno de R$ 513 mil, Hélio Braz informa disposição de trabalhar pela viabilização da construção de anexo ao atual prédio da Câmara para abrigar melhor todos os 17 vereadores, já prevendo também que haverá um relacionamento harmonioso com o prefeito Jânio Darrot. Veja a seguir, a entrevista exclusiva que o presidente do Legislativo trindadense concedeu ao Blog do Sérgio Vieira.

Blog – Nesta segunda vez como presidente da Câmara Municipal de Trindade o que você aprendeu lá atrás que pode ser usado dessa vez agora, que terá até mais tempo, pois da outra oportunidade foram apenas 6 meses, enquanto que agora será 2 anos?
Hélio Braz – Tendo dois anos de presidência eu entendo que a diferença é que dá para fazer um planejamento. Quando eu tive a oportunidade de ser presidente por 6 meses, passa o recesso e você já perdeu um mês. Quando você começa já está preocupado com o fim do mandato. Agora é diferente. A gente está tendo uma calma, temos o apoio da maioria dos vereadores, de todos da Casa, para fazermos este planejamento. Agora é que a gente está fazendo um planejamento para desenvolver um trabalho dentro da Câmara, um trabalho interno e um trabalho com a comunidade.

Blog – A propósito, esse processo de escolha do presidente que resultou aí no seu nome, não deixou nenhuma sequela entre vocês, porque a gente viu que naquele dia da eleição, no dia primeiro de janeiro deste ano, parece que ficou um mal-estar?
Hélio Braz – Após as eleições, o prefeito deu liberdade para a base construir a presidência. Eu aproveitei a oportunidade e comecei a aproximar dos colegas vereadores, tanto da base quanto da oposição e consegui, com o tempo, conquistar a simpatia dos demais colegas demonstrando a importância de eu estar na presidência. Quando chegou próximo da eleição eu já estava com a maioria. A gente entende que, na democracia, as pessoas têm a liberdade de se candidatar. Havia outros colegas que tinham vontade de se candidatar, mas eu cheguei com a maioria e com o apoio do prefeito sobre o meu nome, porque eu tinha conquistado, e teve a disputa. Houve alguns colegas que questionaram, mas dos 17 votos eu tive 13. Então prevaleceu a democracia. Eu entendo que agora é trabalhar, passou a disputa política e é seguir em frente.

Blog – Conseguir uma margem de apoio desse tamanho não é fácil, qual é o diferencial aí que atraiu tanto apoio dos vereadores para o seu nome?
Hélio Braz – Eu entendo que é o nosso passado político, é o nosso presente e a gente mostrou um projeto para o futuro. Qual que é este projeto? De parceria, de buscar diálogo com os colegas, que possa ter uma gestão participativa. Eu estou conduzindo os trabalhos da Câmara. Isso eu passei para eles. Eu disse ó, estou conduzindo os trabalhos, mas quem vai governar são os colegas, que vão dar as ideias, porque a política está mudando e a gente mostrou a importância da mudança, da seriedade, de melhorar a cada dia, procurar fazer o melhor. A dedicação do Hélio Braz hoje, dentro de Trindade, é um político que se dedica. Eu dediquei, eu tenho o cuidado de estar procurando as pessoas para conversar, para mostrar a importância da Mesa Diretora.

Blog – Essa questão do prefeito ter liberado a base, deixado tudo mais livre, isso terá uma contrapartida? A Câmara será ainda mais parceira do prefeito, como vocês gostam de dizer? A gente percebe também que a Câmara acaba sendo muito amistosa, quando gosta do prefeito. E quando tem um bom relacionamento com o prefeito acaba passando a mão na cabeça e aprova muita coisa, muitas medidas, sem discutir. Como será o seu relacionamento com o prefeito?
Hélio Braz – Nós tivemos duas experiências. No início da gestão passada éramos oposição. Do meio para o final, nós acabamos nos aproximando do prefeito e acabamos indo para a base. O porquê de estar na base do prefeito Jânio Darrot. A pessoa dele, o caráter. Ele é uma pessoa que respeita o poder Legislativo. Se tem um projeto que a Câmara entende que não é bom para a sociedade ou a sociedade nos procura, o prefeito dá essa liberdade de discutir o projeto. Então, eu vejo que não vai ser diferente. O projeto que os colegas virem que nós lá definimos que tem que se fazer uma emenda ou retornar para o Executivo, ele abre esse diálogo. Então, eu não vejo dificuldade por esse motivo, que o prefeito dá esse diálogo, ele é flexível. Então, hoje o prefeito tem a maioria, mas são poderes independentes e não podemos misturar. Eu entendeo que não vai ter dificuldade, e eu falo novamente pela maneira que o prefeito respeita o Legislativo. Não podemos também falar em nome dos colegas. O que eu estou percebendo é que todos estão desarmados, os vereadores estão desarmados, para fazer o melhor para a nossa cidade. Com o tempo vai haver as discussões, vai haver questionamentos e a gente está lá para orientar da melhor formar e aprender, porque a nossa vida é aprender a cada dia. A gente está sempre aprendendo.

Blog – E a estrutura da Câmara hoje em dia, com o duodécimo, que está em quanto? É possível manter mesmo o serviço?
Hélio Braz – Neste ano melhorou o duodécimo, está em R$ 513.000,00, dá para pagar a folha, e bem paga, e a gente está propondo aos nobres pares para a gente fazer uma economia. Há uma necessidade de fazermos o anexo na Câmara, que são os gabinetes. Hoje nós temos lá, a estrutura era para 10, mas hoje nós temos 17 vereadores, o que não quer dizer que a sociedade paga mais pelos vereadores, é que já tem um dinheiro que é repassado. Aumentou o número de vereadores, mas diminuiu a verba de gabinete que é repassada para os salários dos vereadores. Como esse aumento de vereadores a gente está trabalhando um projeto para fazermos o anexo e o anexo é para cada vereador ter o seu gabinete de qualidade e receber melhor nossa comunidade, porque lá, a Câmara, ela tem um papel importante dentro da sociedade e, com esse anexo, a gente já recebe melhor. O vereador recebe melhor o eleitor, as reclamações, a estrutura da Câmara. O dinheiro hoje dá para gerir bem a Câmara, com responsabilidade, dá para gerir bem.

Blog – Qual será o seu legado ao final de sua gestão à frente da presidência da Câmara Municipal de Trindade?
Hélio Braz – Eu vejo que, hoje, o que eu tenho em mente é deixar uma Câmara que vai amortecer os impactos, as crises que vão vir. A nossa vida são momentos bons, momentos difíceis. Então, eu entendo que o grande legado é amortecer as crises nos segmentos, ser companheiro dos vereadores, uma Câmara receptiva e que após agora a sessão solene, a gente vai se reunir com toda a Mesa Diretora e fazer um planejamento. Eu entendo que se nós conseguirmos, se nós planejarmos para fazer o anexo, é um legado que nós vamos deixar para a valorização do dinheiro público e que a gente possa discutir isso com a Mesa Diretora que, afinal, nós somos 17 vereadores e eu fui eleito pela maioria e eu quero buscar a maioria para decidir esse projeto melhor para a Câmara e estar, num tempo record, despachando os projetos importantes para a cidade e não travar. E os projetos que a gente entender que, às vezes, requer uma discussão maior, a gente chamar a sociedade, o prefeito, os segmentos organizados, para a gente discutir, para a gente não errar. Procurar fazer o melhor de nós.

Blog – A vereadora Aninha (SD) está anunciando, demos notinha aqui no blog a respeito, que será apresentada proposta de emenda à Lei Orgânica do Município reduzindo o recesso parlamentar. Essa medida tem condições de passar mesmo?
Hélio Braz – Da minha parte entendo que não tem dificuldade, porque são 15 dias de cada semestre que vai ser diminuído e a Câmara, na verdade, não para, ela não está votando projetos, mas cada vereador está fazendo o seu requerimento, apresentando para o prefeito, a comunidade está bem assistida pelo seu vereador, mas eu não vejo dificuldade. Eu acredito que vai ser analisado pelos pares. Eu não vejo dificuldade, não vejo. Vai ser discutido.

Blog – Qual a sua expectativa quanto à sessão solene de abertura do ano legislativo?
Hélio Braz – Há uma expectativa muito boa de nós vereadores começarmos um novo trabalho, uma gestão 2017-2018, com essa Mesa Diretora para dois anos. Os vereadores estão motivados, seus familiares, nós estamos convidando os segmentos organizados da nossa cidade, o prefeito vai estar presente, secretários. O segmento religioso também está sendo convidado. Nós tivemos a honra de falar com a ministra Laurita Hilário Vaz, presidente do Superior Tribunal de Justiça (STJ), e ela confirmou a presença dela. Eu, particularmente, sou amigo da família dela e ela está vendo na nossa gestão uma gestão importante, de pessoas do bem e a presença dela vai ser um marco para Trindade, para a Câmara de Trindade. Nós já temos uma responsabilidade com a nossa comunidade e a presença da nossa ministra, que é trindadense, hoje ela está à frente da presidente do STJ, para nós é uma honra. Então, temos a confirmação do secretário de Governo, Tayrone Di Martino, esposo da presidente da Agência Municipal de Turismo, Talitta de Martino. São pessoas que irão fortalecer o nosso evento. Estivemos no Fórum de Trindade, falamos com os promotores, então a gente tem uma expectativa de um evento bem representativo. Vai ser um marco para Trindade e desde que eu estou na Câmara eu não vi uma sessão solene com essa expectativa. E pretendemos ter também a presença do desembargador Gilberto Marques Filho, presidente do Tribunal de Justiça de Goiás (TJ-GO). Agora é aproveitar este momento, que é um marco para Trindade. A Câmara, eu tenho certeza, que após essa sessão solene vai ter uma força muito grande, uma responsabilidade muito grande e, enfim, para nós, vai ser um marco. Eu estou numa comunidade simples, que é o Conjunto Sol Dourado, chegar a vereador e agora estar presidente da Câmara e poder receber pessoas ilustres, jornalistas, segmentos organizados, como o Rotary de Trindade, é algo muito importante. Chegou o momento do Hélio Braz participar, eu quero participar das discussões da cidade, porque eu penso em participar da campanha de deputado, não candidatando, discutir qual é o melhor nome para Trindade, o deputado estadual, discutir daqui a 4 anos o sucesso do prefeito Jânio Darrot. Eu quero participar da mesa, participar dessa discussão.


Comentários