Falando sobre a necessidade de uma nova sede para a Prefeitura de Trindade

Órgãos espalhados pela cidade e gastos com aluguéis justificam projetar um novo prédio para a Prefeitura


Em reforma: Futuras instalações de órgãos da Prefeitura de Trindade. 


Quem transita pela Avenida Raimundo de Aquino (muita, mas muita gente mesmo, faz isso diariamente) já percebeu a movimentação de homens trabalhando na reforma daquele prédio onde antes havia uma importante confecção da cidade, pioneira no ramo, diga-se, que fechou as portas. No local, brevemente estarão funcionando diversas unidades da Prefeitura Municipal de Trindade. Várias secretarias e as respectivas equipes, dizem que inclusive o prefeito, passarão a despachar naquele novo endereço.

Na verdade, faz tempo que o prédio da Prefeitura, na Praça Constantino Xavier, Centro da cidade, ficou pequeno para abrigar os diversos órgãos da Administração. Daí que a gente sabe que tal secretaria funciona ali, outra pasta encontra-se instalada acolá e por aí vai. Sempre que o camarada precisa fazer contato pessoalmente com um órgão municipal qualquer, antes tem que estar atento e verificar em qual ponto da “Velha Trindade da Fé e do Amor” se encontra em funcionamento o dito. Tem sido assim há muitos anos.

Uma hora dessas o prefeito da ocasião terá que dar início à construção de uma nova sede, capaz de abrigar toda a máquina administrativa do município. Isso, claro, não custa barato. A empreitada não costuma ser fácil, há sempre gente disposta a falar isso e aquilo contra o município construir prédio para sediar órgãos públicos municipais, mas trata-se de algo necessário mesmo. E há, no entanto, consequências positivas a serem sopesadas diante de semelhantes empreendimentos, principalmente sendo preciso mesmo, como é este o caso de Trindade.

Vale lembrar, quando o então vereador e presidente da Câmara Municipal de Trindade, Carlos José Domingues, levou adiante o projeto de construir um novo prédio para sediar aquele poder, houve quem criticasse, mas o fato é que a iniciativa ajudou também a impulsionar o crescimento da região do Jardim Primavera onde hoje em dia se tem o Fórum da Comarca, além do Hospital de Urgências de Trindade (HUTRIN). Ou seja, aconteceram melhorias urbanas pela construção da nova sede do Legislativo municipal que saiu do centro congestionado da cidade.

Outro aspecto a ser considerado pela Prefeitura de Trindade, está relacionado às despesas decorrentes da locação de imóveis na cidade para abrigar os diversos órgãos. É difícil para o cidadão comum, este blogueiro, por exemplo, ter acesso ao valor total que sai do caixa da Prefeitura na forma de pagamento de aluguéis, mas é possível a gente imaginar que se tem aí um montante razoável todo santo mês destinado a esta rubrica. Falando nisso, o aluguel de um prédio como este aí da imagem acima, deve custar quanto aos cofres municipais?

Por essas e outras, acredito, é chegado o momento dos gestores públicos da “Capital da Fé” começarem a pensar e projetar de verdade a transferência da Prefeitura Municipal para uma nova sede. Ficar naquele prédio pequenino no centro da cidade definitivamente deixou de ser solução faz tempo. É isso aí aí! Mais não digo nem me foi perguntado.


Comentários