Falando um tiquinho só a respeito de expansão urbana de Trindade

Importante evento sobre desenvolvimento integrado na Região Metropolitana de Goiânia acontecerá nesta quinta-feira (9)



Vista do  Residencial Marise: Expansão urbana em Trindade.



E por falar em expansão urbana, do jeito que a coisa vai indo, dentro de muito pouco tempo as casas ali no setor Residencial Marise, região Oeste de Trindade, vão ocupar o topo daquele morro que um dia desses estava longe das residências do pessoal que para lá se mudou, desbravando a região. Veja bem a foto acima neste post que foi feita da Rodovia dos Romeiros (GO-060), saída para Santa Bárbara de Goiás, que é possível perceber que não falta tanto chão assim para ser ocupado até se chegar ao alto da “colina”.

Vale a pena destacar que esse crescimento acontece neste momento em vários pontos do município da terra em que viveram Constantino Xavier e Ana Rosa, aquele casal de agricultores que encontrou o medalhão de barro da Santíssima Trindade coroando Nossa Senhora, o marco histórico do que hoje em dia entendemos pelo Romaria do Divino Pai Eterno.

Então, deixemos de muito trololó e andemos mais rapidamente com essa narrativa aqui para não cansar o ilustre internauta que, dizem os entendidos, não é lá muito fã de textos longos na tela do seu computador ou do seu smartphone. Retomando, pois, o rumo da posa é legal que a cidade esteja crescendo, isso tem a ver com o inegável potencial econômico local, capaz de atrair as pessoas e empregar os trabalhadores e suas famílias, ainda que muita gente tenha que ir até a vizinha Goiânia ou outras cidades, na faina diária pelo “pão nosso de todo dia”.

Segundo dados estimados pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), a população da “Capital da Fé”, para 2016, bateu nos 117.400 habitantes. E a tendência é claramente de crescimento. E esse contingente populacional todo, convém salientar, vai consumir energia elétrica, água tratada, utilizará rede de esgoto, necessitará de serviços de coleta de lixo, de atendimento nas unidade de Saúde, crianças e adultos terão que estudar, várias famílias necessitarão dos Centros Municipais de Educação Infantil (CMEI), bem como de segurança, transporte, iluminação, esporte e lazer, enfim, terão vida no local.

Pois então, senhoras e senhores, chegou a hora do poder público municipal realmente se colocar mais atento e atuante, diria trabalhar com maior dedicação e cuidado no planejamento urbano da cidade, do município como um todo. Ah, sim! E a propósito de se falar em expansão urbana, nesta quinta-feira (9), às 8h, no restaurante do Hotel Liguori, na Avenida Raimundo de Aquino, ali ao lado do Portal da Fé, será realizada Oficina sobre o tema “Mobilidade na diversidade: os desafios da Região Metropolitana de Goiânia”, dentro das ações que devem resultar no documento final chamado de Plano de Desenvolvimento Integrado da Região Metropolitana de Goiânia. Vale a pena participar desta Oficina, inclusive para ver o que os técnicos em planejamento urbano e gestores do município têm em mente para o futuro da “Velha Trindade da Fé e do Amor”.


Comentários