Subseção de Trindade da OAB cria comissão da criança e adolescente

Léria Vinhal, advogada e professora, assumiu a presidência da comissão


Advogados George de Carvalho, Léria Vinhal e Marcelino Assis.


A Subseção de Trindade da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), pelo presidente Marcelino Assis Galindo, criou a comissão dos Direitos da Criança e do Adolescente, ainda em fevereiro deste ano, mas a instalação se deu na semana passada. A iniciativa se justifica “em razão do grande aumento da violência, em nossa cidade, envolvendo crianças, jovens e adolescentes”, revela Marcelino Assis.

O objetivo dos atuais dirigentes da Subseção de Trindade da OAB com esta medida é fazer com que a “entidade esteja presente e ajude a pacificar mais essa violência nessa faixa etária”, informa Marcelino Galindo. Há relatos de brigas de alunos nas portas dos colégios da cidade, além das notícias da existência de crianças e adolescentes envolvidos com drogas. “Com essa decisão, queremos trabalhar para que haja políticos públicas capazes de reduzir a violência nesta faixa etária da população”, comentou Marcelino Assis.

Léria Cristina Vinhal, advogada e professora, com uma vivência de mais de 20 anos como educadora, assumiu a presidência da Comissão, com o propósito de imprimir “agilidade nos processos, informar, fiscalizar os direitos dos jovens, conforme estabelece o Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA).

Advogada, especialista em mediação e conciliação, Léria Vinhal está disposta a trabalhar pela implantação na Subseção de Trindade da OAB, de projeto na área da mediação familiar. Goiás, segundo a advogada, está em sétimo lugar entre os estados brasileiros com maior número de assassinatos de adolescentes, há uma forte demanda para a internação de jovens infratores, mas não existem vagas para tanto.

As estatísticas mostram que na grande maioria dos crimes envolvendo menores é possível se perceber a deficiência na estrutura familiar das vítimas como um ponto comum nas ocorrências, de acordo com diagnóstico da situação apresentado pela presidente da Comissão dos Diretos da Criança e Adolescente. “A falta de afeto e de regras é a principal causa de tamanha criminalidade”, defende Léria Vinhal.

Pretendemos trabalhar de forma mais ampla na defesa dos interesses da criança e do adolescente para uma justiça social eficaz, de forma voluntária, com auxílio de colegas que atuam na área”, informa Léria Vinhal. A comissão foi formada na semana passada e as primeiras ações estão sendo definidas e terão início nos próximos dias.


Comentários