Secretaria expede licença para vendedores ambulantes

A Segplanh decidiu expedir licenças para os vendedores ambulantes que tiveram suas mercadorias apreendidas no mês passado, após intervenção do presidente da Subseção de Trindade da OAB


Welson José, ambulante: Autorização já foi expedida.
Imagem: Reprodução do Facebook


No início da tarde de quinta-feira do mês passado, fiscais da Prefeitura de Trindade, acompanhados por Policiais Militares, abordaram dois vendedores ambulantes que levavam frutas em seus carrinhos e as vendiam pela região central da cidade. O caso deu um quiproquó danado, um dos ambulantes filmou a ação e o vídeo, claro, foi parar nas redes sociais e várias equipes de jornalismo de emissores de televisão de Goiânia deram a notícia. Se você não viu ainda, assista ao vídeo clicando AQUI.

O problema é que os ambulantes atuavam sem as licenças necessárias para tanto, foram abordados, tiveram as frutas apreendidas e a coisa foi se arrastando até esta data. A que coisa estamos nos referido? Ah, sim. À demora na expedição das licenças para que os ambulantes pudessem retornar ao bastante, em busca do “pão de todo dia”.

Pois muito bem, no final da tarde da terça-feira (16), Marcelino Assis Galindo, presidente da Subseção de Trindade da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), atendendo ao chamado do advogado Wellington Fróes que atuou em defesa dos ambulantes, esteve reunido com Sebastião Ferreira Leite, o Juruna, secretário municipal de Planejamento Urbano e Habitação (Segplanh), e conversa vai, conversa vem, chegou-se ao bom termo, melhor dizendo, ao que era o esperado. O titular da Seplanh garantiu ao presidente da Subseção de Trindade da OAB que as licenças para os ambulantes retomarem suas atividades serão expedidas até o final desta quarta-feira.

Foram definidos também, segundo nos relatou Marcelino Assis, os pontos da cidade onde não é permitida a atuação de ambulantes. Na Avenida Dr. Irany Ferreira, na Praça da Igreja Matriz, bem como nas imediações da Basílica do Divino Pai Eterno, por exemplo. Os vendedores ambulantes podem trabalhar, mas é preciso permanecer em alerta às restrições quanto à não autorização para ficar circulando por esses pontos da cidade. Tudo bem, afinal cabe ao poder público disciplinar as atividades comerciais pelas ruas e avenidas da “Velha Trindade da Fé e do Amor”.

No entanto, houve recuos ou desencontros e o fato é que foram expedidas três autorizações (foto ao lado) para Bruno Alves de Queiroz, André Luis Vasconcelos Neitezel e Welson José e estas devem ser entregues aos seus destinatários nesta sexta-feira (19), segundo nos informou Wellington Fróes.

Por fim, resta evidente que fatos desse tipo provocam desgastes políticos e administrativos não apenas no titular de uma pasta qualquer, no caso, do secretário Juruna, mas acaba alcançando também e inclusive o prefeito da “Capital da Fé”. Claro, nada que seja assim tão difícil de ser superado. Vale a pena notar como os fiscais municipais doravante irão proceder nas futuras ações. É isso aí!


Comentários

Anônimo disse…
Juruna presidente, ja.
Anônimo disse…
O que a pessoa que deseja ser ambulante tem de fazer? Onde tem de ir? Qual o procedimento? Desde já, grata!
Olá, internauta!
Segundo nos informou o superintendente municipal de Comunicação e Eventos da Prefeitura de Trindade, Gustavo Queiro, é preciso que você protocole "um processo no Vapt-Vupt municipal, que será encaminhado para a Secretaria de Habitação. De lá eles dão o parecer favorável ou desfavorável". O telefone do Vapt-Vupt Municipal é 62 3506-7096.