Desfile dos carros de boi é destaque no sétimo dia da Romaria 2017

São esperados ao redor de 400 carros de boi no desfile de hoje, considerado patrimônio cultural brasileiro


Desfile de Carros de Boi na Romaria de Trindade (2016).



Em cinco dias, a Romaria do Divino Pai Eterno, em Trindade (GO), já atraiu 700 mil fiéis. O número foi divulgado em coletiva de imprensa, realizada na manhã da quarta-feira (28), no Santuário Basílica. O número é positivo, sendo quase 30% maior que o do mesmo período da Romaria do ano passado. “Estamos muito contentes com a participação dos devotos. A Festa está muito bonita e tranquila. Esperamos continuar assim até o final de mais uma Romaria. A expectativa que tínhamos de aumento de romeiros efetivou-se”, comemora o reitor do Santuário Basílica, Pe. Edinisio Pereira.

Este número deve aumentar ainda mais a partir desta quinta-feira (29), devido à programação especial do maior evento religioso do Centro-Oeste, o segundo do País, e a maior festa do mundo dedicada ao Divino Pai Eterno. Entre elas, está o tradicional desfile dos carros de boi, que sempre atrai muitos romeiros para a Capital da Fé de Goiás. São diversas comitivas que saem das cidades do interior goiano para louvar ao Divino Pai Eterno e manter essa tradição viva para as gerações mais novas.

Nesta quinta-feira, os carreiros já estão partindo da Igreja Matriz, desde às 9h, onde recebem a bênção e seguem rumo ao Carreiródromo. São esperados cerca de 400 carros de boi. A previsão de término é para às 15h.

Patrimônio Cultural Brasileiro
Em setembro do ano passado, a Romaria de Carros de Bois da Festa do Divino Pai Eterno foi reconhecida como Patrimônio Cultural Brasileiro pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan). Por sua relevância como referência cultural e representatividade da vida rural, o Conselho Consultivo do Patrimônio Cultural aprovou, por unanimidade, o registro da celebração religiosa como patrimônio imaterial.

Durante o desfile, os carreiros receberão cópias do certificado concedido pelo Iphan. No próximo sábado, 1º, será promovida a cerimônia de entrega do certificado oficial durante a missa dedicada aos carreiros, às 17h30, na Praça do Santuário Basílica.

Com a assessoria de imprensa da Afipe.
 
 

Comentários