Governo de Goiás abre 40 Coordenações Regionais de Educação

No início deste ano foram fechadas Subsecretarias de Educação que agora serão reabertas sob a denominação de Coordenações Regionais


Secretária da Educação, Raquel Teixeira. (Foto Mantovani Fernandes)



E o governo goiano, pela quarta vez sob a batuta de Marconi Perillo (PSDB), recuou da decisão tomada em janeiro deste ano quando decidiram fechar Subsecretarias de Educação deste Goiás de meu Deus. À época, falou-se na necessidade de se economizar recursos para os cofres estaduais, e a ordem de baixar as portas pegou de surpresa inclusive servidores lotados naqueles órgãos.

Muito bem, não é que agora a mesma equipe de governo decidiu em sentido contrário? Só que deram uma retocada na coisa toda. Como assim? Batizaram as ex-Subsecretarias de Educação com o nome de Coordenação Regional e estão reabrindo as portas muitas vezes nos mesmos endereços físicos, ao menos em Trindade? Daí, quem era subsecretário doravante será chamado coordenador. Esse pessoal que se movimenta e dá as cartas nas cúpulas governamentais geralmente é muito inventivo, criativo. Pois é, pois é, pois é.

Só sei que nada sei”, mas algo desse tipo fica parecendo gestão pública na base da tentativa e erro ou no vai que cola. Ouvi dia desses parte da entrevista da secretária de Educação, Raquel Teixeira, ao programa Tarde CBN, justificando a criação de 40 Coordenações Regionais, com base nas distâncias de vários municípios em relação à Capital, destacando também o objetivo de dar “maior capilaridade” ao atendimento das escolas espalhadas pelo interior goiano.

Nos poucos meses em que vigorou o fechamento das Subsecretarias de Educação, lembro-me de ter escutado relatos de gestores de escolas tendo que se dirigir a Goiânia, às próprias custas e lá passando um dia inteiro inteiro com documentos debaixo dos braços, em busca de atendimento nas repartições, o que antes era feito com tranquilidade, eficiência e rapidez em Trindade mesmo e, claro, em várias outras localidades. Centralizaram tudo na capital e o negócio não deu muito certo não, senhor.

Até onde sabemos, e sabemos muito pouca coisa, convém destacar, a Coordenação Regional de Trindade funcionará ali na Av. Coronel Anacleto, nº 790, Centro, quase ao lado do Mercado Municipal, onde se encontrava a Subsecretaria de Educação, cujo comando deverá permanecer a cargo de Maria Dasdores Silva Costa.

Interessante que ouvindo a argumentação da secretária de Educação quanto à criação de Coordenações Regionais, uma constatação possível de fazer é que agora a medida faz sentido. O que ficou ruim de entender mesmo foi a decisão anterior que fechou as Subsecretarias. Ah, mas faz tempo que está difícil compreender a maior parte das decisões governamentais desta “terra em que se plantando tudo dá”.


Comentários