CIVC: Filófoso e professor fez palestra sobre a paternidade na reunião mensal

Somos pais, é daí? Este foi o tema discutido pelos ceivecistas de Trindade


Líderes do CIVC de Trindade com o palestrante da noite.



Como acontece há mais de três décadas em Trindade, salvo raríssimas exceções, nas noites das terças-feiras, os integrantes do Curso Intensivo e Vivencial do Casamento (CIVC), se reúnem em sua sede na Av. Santa Maria, no Setor Sul, na saída para Campestre de Goiás, quando são discutidos assuntos relacionados à família. Os líderes da entidade costumam dedicar muita atenção e cuidado ao definirem o programa destes encontros mensais, que geralmente conta com palestra a respeito de temas ligados à vida familiar.

Na noite desta terça-feira (1), o Grupo 2 (Carisma), sob a liderança do Anderson e da Dayanne, ficou responsável pela preparação da reunião e eles levaram para o encontro, como palestrante, o filósofo e professor Diego Alberto de Souza Martins que trabalhou o tema “Somos pais, e agora?” Diego Alberto define família como “um laboratório santificante onde se caldeiam sentimentos” e destacou a importância de se considerar que a pessoa não tem que ser como a gente idealiza, mas “as pessoas têm que ser o melhor que elas podem ser”.

O palestrante destacou ainda em sua exposição que entende ser importante se preocupar com a educação dos filhos, levando-se em consideração as três virtudes teologais do Apóstolo Paulo, “a Fé, a Esperança e o Amor”. E lembrou também Diego Alberto que educar é algo como um movimento de dentro para fora, nas palavras do palestrante, “educar é tirar o que há de bom de dentro das pessoas”. Concluindo sua explanação, Diego Alberto retomou o tema proposto, Somos pais, e agora?, apresentando à guisa de resposta, a afirmação de que “agora vou me preparar para ser um bom pai”. E faz sentido, arriscamos a dizer, pois é sempre tempo para se aprender, inclusive a ser um bom pai, boa mãe e, sim, um bom filho.

A respeito do palestrante, vale dizer que Diego Alberto é bacharel em Filosofia pela Universidade Federal de Goiás (UFG), onde colou grau em 2009. O filósofo detém várias especializações, por exemplo, Neuropsicopedagogia, além de Gestão Escolar e também Direitos Humanos. Diego Alberto está finalizando dois livros que já estão no prelo, como dizem os editores. A “Ética e a estética no Evangelho de Jesus”, segundo o autor, que é espírita, deve ser lançada em breve. Outro trabalho em fase de finalização, é “A epistemologia do Mal: A compreensão teológica e comportamental do Mal”.

Terminada a palestra, os novos coordenadores do CIVC de Trindade, Marinho e Andréia, juntamente com os componentes do grupo organizador da reunião mensal, entregaram certificado ao palestrante, como reconhecimento e agradecimento. Antes, porém do encerramento, foram passadas várias informações administrativas aos participantes que se reunirão, ao longo das próximas semanas, nos respectivos subgrupos que formam a entidade no município, com o objetivo inclusive de discutirem de modo mais aprofundado o tema apresentado e comentado acima.


Comentários