Batalhão Terra Santa em ação no combate à criminalidade

Com 180 homens para cuidar da segurança de mais de 176 mil habitantes em 8 municípios, policiais militares se desdobram e vencem as dificuldades por amor à profissão


Policiais do Batalhão Terra Santa, em operação nesta tarde (12).


O 22º Batalhão da Polícia Militar de Goiás (BPM-GO), o Batalhão Terra Santa, sob o comando do Major Ênio José Carlos Hans, tem atuado fortemente no combate à criminalidade na região que, vale destacar, abrange 8 municípios, (Abadia de Goiás, 8.207 habitantes. Aragoiânia, 9.765 habitantes. Campestre de Goiás, 3.622 habitantes. Guapó, 14.482 habitantes. Nazário, 8.850 habitantes. Santa Bárbara de Goiás, 6.393 habitantes. Trindade, 121.266 habitantes. Varjão, 3.856 habitantes), totalizando 176.441 habitantes, espalhados por uma área territorial do tamanho de 2,795 Km².

Considerando que atualmente o efetivo do Batalhão Terra Santa é formado por 180 militares, isso dá uma proporção de 1 policial para um grupo de 980,22 habitantes. Goiás, com seus 11.950 homens, o índice é de 1 policial para 538 habitantes. A boa-nova é que, no início de outubro deste ano, o Batalhão Terra Santa deverá receber 80 alunos soldados, aprovados no último concurso público. Destes, 40 serão formados em Trindade, enquanto que igual número terá formação em Guapó, conforme informação do Comando do Batalhão. Agora, importante salientar que a Organização das Nações Unidas (ONU) recomenda que se chegue à média de 1 policial para 450 habitantes.

Enquanto não se chega ao número próximo do ideal, ao menos, os homens e mulheres que integram o Batalhão Terra Santa seguem firmes no trabalho do dia a dia. “Temos que nos desdobrar para vencermos as dificuldades, mas amamos muito a nossa profissão e isso faz a diferença”, pondera o comandante Major Hans. Na página do Batalhão na Facebook as constantes atualizações sobre as ações realizadas mostram o quanto trabalham os militares pela segurança pública.

Nesta terça-feira (12), no final da tarde e noite adentro, os militares realizaram operação de patrulhamento tático, fechando vias de acesso à “Capital da Fé”, com o objetivo de capturar foragidos da Justiça, bem como reprimir o tráfico de drogas e também apreender armas de fogo, com o objetivo de “inviabilizar e reduzir a criminalidade” em Trindade. Na segunda-feira, em tempo, equipe de viatura composta pelos soldados Rubens e Cardoso prederam um foragido da Justiça da Comarca de Paraúna, enquanto realizavam patrulha pelo Setor Sul.

Foto: Divulgação/22º BPM-GO



Comentários