Colégio Militar

Seria interessante se o Colégio Militar fosse um instrumento do estado para recuperar o jovem e a criança marginalizados e fragilizados, enquanto é tempo






“A educação é um dever do estado e um direito de todos”


É esse o princípio básico da Constituição Federal que define quem é o responsável pela educação. Porém, devido à falta de recursos, o orçamento apertado e até por desvios dos quais não vamos falar agora, entidades religiosas e civis assumiram também essa responsabilidade, criando aí a figura da escola privada, ou particular, como preferirem. Nessa lacuna, a Polícia Militar, centenária e gloriosa corporação, achou por bem criar os chamados Colégios Militares.

Como educador, vejo-me no direito e no dever de emitir a minha opinião. Qual é o papel fundamental da Polícia Militar? Sem dúvida, é garantir a segurança do cidadão, a paz e a ordem na comunidade. Assim, se a Polícia Militar achou por bem enveredar por um setor fora da sua alçada, penso que foi para colaborar ainda mais com a sociedade, pois a Polícia Militar tem uma infinita folha de bons serviços prestados.

Entendo, que se a Polícia Militar tem efetivo disponível, não faltam policiais nas ruas, a segurança está garantida, faz muito bem colaborar na Educação e, pelo que tenho visto, os resultados são excelentes. No Colégio Militar, existe organização, hierarquia, disciplina, prática esportiva, civismo, resultados positivos, ensino excelente, enfim, seria o ideal para todas escolas este resultado. Assim, nesses termos, sou totalmente a favor dos Colégios Militares. O que discordo é da sua concepção e destinação. Como está, a Escola Militar está premiando os bons e excluindo, ainda mais o fraco, o carente, o marginalizado.

Não justifica seleção para o Colégio Militar, justificaria se selecionasse os mais carentes, os mais fracos e os mais necessitados. Imagino que o Colégio Militar deveria atender à criança que está nas ruas, os filhos de presos, de famílias desestruturadas, o viciado em drogas, o que pratica delitos, o que realmente precisa de apoio, disciplina e regras para não ser um futuro marginal. Como está acontecendo, os Colégios Militares não estão prestando serviços aos que realmente precisam. Seria interessante se o Colégio Militar fosse um instrumento do estado para recuperar o jovem e a criança marginalizados e fragilizados, enquanto é tempo.

Imagino não ter sentido o Colégio Militar para o filho do Coronel, do Médico, do Engenheiro, do Professor, enfim, para o filho que tem uma família estruturada, que já oferece a ele uma formação de qualidade. Penso eu que o Colégio Militar seria muito mais útil à sociedade se estivesse localizado na Vila Mutirão do que no Jardim Goiás, no Setor Jardim do Cerrado do que no Setor Bueno. Enfim, sou plenamente a favor do Colégio Militar, mas para atender a quem realmente está desprovido de uma família que possa oferecer-lhe uma formação que verdadeiramente o transforme em cidadão ético, competente, empreendedor e consciente de seus deveres.

Por isso, afirmo que o Colégio Militar, em Trindade, seria mais interessante na Vila do Sonho, no Setor Vida Nova, em algum setor de Trindade leste, ou seja, onde precisa, para quem precisa.

Que Deus nos abençoe.


Professor Marcos Queiróz é diretor das
Faculdades e Colégio Aphonsiano


Comentários

Dakson disse…
Ao professor Marcos, minha saudação! A essência da opinião é louvável, porém, parece-me que V.Sa não teve oportunidade de conhecer as muitas outras Unidades do CPMG, como em Novo Gama e Valparaíso de Goiás , que ocuparam colégios conflagradas. Nesses bairros, há estudos de que a violência sofreu diminuição. Finaizo: os CPMG têm reservadas vagas para sorteios monitorados pelo Ministério Público, proporcionando igualdade na disputa por qualquer cidadão interessado .
Unknown disse…
Acho que na verda ele já está vendo o futuro, e prevendo que muitos pais vão preferir a colocação dos seus filhos em uma escola militar a dele, que todos sabem que é uma escola só para ricos, todos sabem que está opinião não vai abalar, nem mudar a opinião dos militares, queremos uma escola de qualidade, e rigidez, para drogados já tem casas de recuperação.
Unknown disse…
O comentário do professor infelizmente foi carregado de equivocos e preconceitos, primeiro Colégio Militar não é REFORMATÓRIO é aopenas uma escola com uma filosofia de ensino diferente, pautada na e shierarquia e disciplina militar, segundo não existe mais seleção para ingresso nas escolas militares a mais de dez anos (portanto outra falácia), hoje o critério utilizado é a SELEÇÃO, um critério mais justo e democrático. Depois existem nos colegios militares alunos extremamente carentes, temos filhos de pedreiros, garis, soldados, e temos filhos de médicos engenheiros e coroneis. Depois querer jogar os colégios para as periferias é uma clara demonstração de que esta preocupado com a quantidade de alunos que com certeza irão bater as portas do CPMG em Trindade egressos da sua escola. Assim sendo , como formador de opinião, não pode o Professor dar informações equivocadas sobre um assunto do qual, infelizmente ele demonstrou total desconhecimento.
Marcus disse…
Porque ele não dispõe vagas para crianças que não tem condições no colegio dele !!!!!