Equipe Minerva rumo a nova competição naval

Ana Clara vem se destacando no curso de engenharia naval no Rio de Janeiro

Ana Clara, estudante de Engenharia Naval (UFRJ).


Ana Clara Brasil é a jovem da foto acima, trindadense, filha do saudoso contador e advogado Wilmar Brasil dos Santos e da professora Iraídes Alves Assunção, casal que esteve à frente do Rotary Club de Trindade (2007 - 2008). Ana Clara está cursando o terceiro período de Engenharia Naval, na Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), e lá, juntamente com outros oito estudantes, formaram a Equipe Minerva que participou recentemente da International Robotic Sailing Regatta (IRSR), uma competição de veleiros que existe há 15 anos, realizada nas dependências da Academia Naval dos Estados Unidos, na cidade de Annapolis, Maryland, com as participações de times de estudantes Americanos, do Canadá, da Inglaterra e da Irlanda.

Ao longo de 5 dias de competição, cada equipe constrói e participa com um veleiro autônomo, que navega a partir de dados fornecidos por Global Positioning System (GPS), em português, Sistema de posicionamento global. A equipe Minerva foi muito bem em duas categorias. Na Presentation, na qual se tem vinte minutos para apresentar todo o projeto da embarcação, os aspectos envolvidos, erros, acertos, obteve o primeiro lugar. Já o Payload consiste em colocar carga no barco para conferir quanto peso extra ele consegue suportar. O veleiro dos brasileiros pesa 26 quilos e os estudantes conseguiram colocar outros 26 quilos em cima dele, o que lhes rendeu a terceira colocação.

A partir desta terça-feira (5), Ana Clara e seus colegas da equipe Minerva estarão às voltas com mais uma competição naval nas águas marinhas de Santa Catarina, o Desafio Universitário de Nautimodelismo (DUNA). Daqui enviamos as melhores energias positivas para esta jovem trindadense e seus companheiros de jornada torcendo para que façam uma boa disputa nas águas catarinenses.

Equipe Minerva, da Engenharia Naval (UFRJ).



Comentários