Jovem de Trindade participa de seminário na China

Antonio Erasmo foi selecionado entre empreendedores de Goiás para compor comitiva que representa o estado. Intenção do Ministério de Comércio chinês é fortalecer os laços empresariais e abrir mercado entre os países



Antonio Erasmo, jovem empreendedor de Trindade rumo à China.

Começamos o mês com um motivo a mais para nos orgulhar. Antonio Erasmo Queiroz Chaveiro, rotariano, filho de Trindade, presidente da Associação de Jovens Empreendedores e Empresários (AJE Trindade), vai viajar para a China neste domingo (3). Ele é um dos 12 goianos selecionados a participar do Seminário de Empreendedorismo de Jovens dos Países Lusófonos, naquele país, e nos representará mundo afora.

A comitiva de Goiás é composta por representantes de organizações relevantes no empreendedorismo de jovens, também diretores da Federação das Associações de Jovens Empreendedores de Goiás (FAJE Goiás) e da Confederação Nacional de Jovens Empresários (Conaje), que viajam a convite do Ministério do Comércio da República Popular da China. O encontro ocorre de 6 a 26 de setembro, em Fuzhou, na província de Fujian, com visitas técnicas nas cidades de Xiamen, Putian e Xi’an, esta na província de Shanxi.

Missão
Em nossa conversa, Antonio Erasmo demonstrou muita ansiedade: “Estou estasiado até agora com esta oportunidade ímpar de ampliar meus conhecimentos! Além disso, sinto-me honrado em representar os jovens de Trindade nessa missão e levar a mensagem de empreendedorismo da Capital da Fé mundo afora. Tenho muito para aprender e também mostrar”, pontua.

Ele conta que tudo aconteceu muito rápido. Do convite oficial até a data de embarque foram apenas 10 dias para organizar passaporte, documentação pessoal, visto, atestado médico, liberações e arrumar bagagem. “Uma correria louca! Mas tenho certeza que valerá a pena”, revela. A viagem de ida leva quase três dias e, a volta, dois, devido ao fuso horário. Detalhe: o convite foi completo, com passagens aéreas, alimentação e alojamento pagos pelo Governo da China.

Programação
O seminário vai incluir temas como, as realidades básicas da China; a reforma e abertura do país para o mundo; a história de empreendedorismo na área rural; as características econômicas e oportunidades de cooperação da China com outros países; a globalização e experiências chinesas de desenvolvimento econômico; os apoios de política para os deficientes; o financiamento de recursos sociais, dentre outros assuntos.

O encontro é dividido em duas partes: palestras e visitas de campo. “Vamos visitar as cidades de Putian e Xiamen, na província de Fujian, e Xi’an, na província de Shaanxi. Teremos comunicação com empresários e representantes comerciais, e visitaremos incubadoras de pequenas e médias empresas”, ele conta. Além disso, o ministério chinês organiza visita à rua antiga do patrimônio cultural-Sanfangqixiang e atividade de Chá, a fim de que os participantes aprofundem o conhecimento da cultura chinesa.

Por meio do seminário, eles vão conhecer bem a evolução das várias regiões da China, especialmente o desenvolvimento da carreira de empreendedorismo juvenil. Conhecerão o esforço do governo para promover essa cultura após a grande mudança ocorrida com a reforma e abertura do país. “A proposta dos chineses é fortalecer os laços entre a China e os países lusófonos, construindo uma base sólida para mais cooperação. E se estaremos lá, é porque fazemos parte disso”, comemora Antonio Erasmo.


Comentários