Pauta extensa na primeira sessão do mês na Câmara de Trindade

Projetos sobre castração de animais, balanço de gestões dos prefeitos Ricardo Fortunato e Jânio Darrot, além da visita do vereador goianiense Alysson Lima, marcaram a sessão desta segunda-feira


Vista do Plenário Hilton Monteiro da Rocha, Câmara de Trindade.


Havia já um tempo que não dava uma incerta lá pelas bandas da Câmara Municipal de Trindade em noite de sessão ordinária. Alto lá, internauta malicioso! O termo ordinário aqui é empregado para dizer da ordem dos trabalhos, das sessões semanais, e não que a reunião tenha sido, digamos, algo de qualidade duvidosa. E tenho dito! Rum.
Mas onde é mesmo que eu estava? Ah, sim! Depois de um tempo sem assistir aos trabalhos legislativos da vereança trindadense, nesta segunda-feira (4), resolvi dar o ar da graça por lá. Nenhuma novidade, pude constatar. Tem coisas que não mudam mesmo não neste Brasil de meu Deus.
Pois bem, a sessão teve o início atrasado, quando 14 dos 17 vereadores estavam no plenário Hilton Monteiro da Rocha, com a tarefa de “analisar”, “debater” e votar cada um dos 37 itens que constavam da pauta da sessão. Quer saber quais os assuntos que ocuparam os representantes do povo trindadense? Aí vai então:
9 projetos tratando de nomes de logradouros públicos.
5 projetos concedendo títulos de cidadania trindadense (Magda Maria Batista Margarida; Dêse Julieta Batista; Fábio Teixeira Rocha; Sirley Luiz do Carmo; João do Carmo Freire).
5 projetos concedendo Medalha do Mérito Legislativo Vereadora Iraci Borges (Domingos Lacerda Júnior; Altamiro Alves de Carvalho Júnior; José Mário Schreiner; Meiryane de Paula; Elaine de Fátima Barcelos).
10 requerimentos de vereadores solicitando serviços a diversos órgãos municipais.
5 projetos tratando de vários temas como a castração de animais para o controle populacional de cães e gatos; a instituição da identificação de turistas hospedados no município; a instituição do programa “Cidade sem queimadas”; a revogação da doação de terreno à empresa Creme & Mel; a declaração da Associação Casa de Assistência Social Estrela do Amanhã (ACASEA) como entidade de Utilidade Pública.
3 balanços (1 referente à gestão do prefeito Ricardo Fortunato – 2009; e 2 relativos à administração do prefeito Jânio Darrot – 2013/2014).
Alguém ficará surpreso se disser que foi tudo aprovado direitinho pelos nobres vereadores em plenário? Então, foi isso mesmo que aconteceu para arrematar os trabalhos da primeira sessão do mês de setembro. Faltam só mais 4, conforme as disposições regimentais que determinam que haja 5 sessões mensais.
Visitantes ilustres Antes que me esqueça, embora esta notinha aqui acabou crescendo muito, vale registrar que a surpresa da noite ficou por conta dos visitantes ilustres, o vereador goianiense Alysson Lima (PRB), também apresentador do programa Goiás no Ar (Record Goiânia), juntamente com Reidner José da Silva (PTB) e Claudete Antônia da Costa Arruda (PRB), ambos de Guapó.
Vereador de Goiânia Alysson Lima
Alysson Lima está no seu primeiro mandato político e ainda nem completou um ano, mas o tempo foi suficiente para constatar que vereador tem pouca importância no geral e, mais especificamente, quando o assunto é transporte coletivo urbano.
A sessão da noite foi aberta, o secretário Agnelson Alves (PV) fez a leitura da pauta, mas os trabalhos foram suspensos pelo vereador João Batista, o João Piqui (PTB), que presidiu a sessão, pois o presidente Hélio Braz (PSDB) estava fora de Trindade. Aí então o vereador Alysson Lima ocupou a tribuna para apresentar sua proposta aos “colegas” trindadenses.
“Não somos convidados para as reuniões. Não somos ouvidos. Não somos protagonistas”, diagnosticou Alysson Lima. Trabalhando para reverter essa situação incômoda, segundo o vereador goianiense, a visita à Câmara Municipal de Trindade teve como objetivo apresentar a proposta chamada “Pacto da Grande Goiânia” que já recebeu os apoios de vereados de Aparecida de Goiânia, Goianira e Guapó. “Trindade é a quarta visita que estamos fazendo”, revelou Alysson Lima.
Já que o transporte coletivo urbano é tema do interesse de todos os 20 municípios que integram o Aglomerado Urbano de Goiânia, o vereador goianiense defende que “nós, representes do povo participemos ativamente das discussões sobre este serviço essencial para a população”, declarou Alysson Lima.
O pacto proposto pelo vereador goianiense pretende promover a “união dos vereadores dos municípios do Aglomerado Urbano de Goiânia em prol da criação de um conselho capaz de influenciar as decisões no âmbito da Companhia Metropolitana de Transportes Coletivos (CMTC), participando ativamente, discutindo e deliberando”. Neste sentido, Alysson Lima está se articulando para conseguir que cada Câmara Municipal indique dois representantes para a criação deste conselho, o mais brevemente possível. A proposta foi bem recebida pela edilidade trindadense que garantiu disposição de entrar nesta luta.
Foto de Alysson Lima: Cristiano Vaz


Comentários