3ª Romaria do Terço dos Homens no Santuário Basílica

Homens de várias comunidades do Brasil se encontram na Capital da Fé de Goiás e compartilham a fé e a devoção


Jairo Antônio, coordenador do Terço dos Homens em Trindade.


O Santuário Basílica do Divino Pai Eterno, em Trindade (GO), sedia neste sábado (21), a 3ª Romaria do Terço dos Homens. O evento contará com a participação de homens de todas as idades e de várias comunidades do Brasil que desejam compartilhar momentos de fé, devoção e louvor. Inspirado no Ano Nacional Mariano, instituído pela Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), a edição tem como tema “Maria: Ajuda os homens do Terço a serem humildes e fiéis ao Pai Eterno”. A programação terá início às 7 horas e encerrará às 17h30, com missa presidida pelo arcebispo de Goiânia, Dom Washington.

O coordenador do Terço dos Homens de Trindade, Jairo Antônio Gonçalves, afirma que o encontro é uma excelente oportunidade para compartilhar experiências entre os devotos e, consequentemente, enriquecer a vida espiritual. Segundo ele, a iniciativa tem ganhado força no Brasil e atraído cada vez mais fiéis. “O movimento representa a unidade dos homens na Igreja, que, juntos, louvam ao Pai Eterno e reconhecem a poderosa intercessão de Nossa Senhora. É uma alegria imensa notar que a figura masculina está mais engajada com as questões religiosas e se fazendo mais presente. Em comum, eles carregam diversas graças alcançadas e a eterna gratidão a Deus”, explica o coordenador.


História
No Brasil, o Terço dos Homens foi fundado no dia 8 de setembro de 1936, na cidade de Itabi (SE), pelo Frei Peregrino. Começou com um pequeno grupo de homens que rezavam o terço na rua, enquanto suas esposas participavam de reuniões. Em março de 1997, surgiu o primeiro grupo, na capela de Nossa Senhora do Livramento, hoje transformada em Santuário Paroquial, em Jaboatão dos Guararapes (PE).

Os grupos foram crescendo em diferentes partes do País. Diante disso, Dom Gil Antônio Moreira, percebendo o grande valor evangelizador e santificador de tal devoção, decidiu apoiar todos os grupos. A partir de 2008, começaram as romarias do Terço dos Homens ao Santuário Nacional de Nossa Senhora Aparecida, que deram um extraordinário impulso ao movimento, com muitas outras iniciativas por todo Brasil. E, em 2015, eles resolveram fazer também a romaria até a Casa do Pai, o Santuário Basílica do Divino Pai Eterno, em Trindade.


Com informações da Assessoria de Imprensa da Afipe


Comentários