É hoje que começa o horário brasileiro de verão

Com economia pífia de energia elétrica, esta medida na verdade é coisa para inglês ver e motivo de chateação para a população afetada





Opinião é igual a nariz, cada um tem o seu, todos sabemos muito bem disso. Apesar dessa incontestável verdade universal, vou logo dizendo que, se tratando de Horário Brasileiro de Verão, menino de Deus, eu sou contra. A economia que se obtém como consequência desta medida é algo irrisório diante do sacrifício imposto à população obrigada a dormir mal demais da conta por causa do adiantamento dos relógios em uma hora conforme manda o governo federal nos 10 estados, além do Distrito Federal, do Centro-Oeste, Sudeste e Sul do País, a partir da meia-noite deste sábado (15) e a agonia vai durar até o dia 17 de fevereiro de 2018.

No começo, nos primeiros dias de vigência deste famigerado horário a coisa vai até bem, tudo é novidade, mas o corpo cansa com isso de se deitar de noite e acordar para a vida (estudar, trabalhar…) ainda escuro. As crianças que estudam no período matutino ficam zanzando pelas ruas e avenidas das cidades rumo às escolas no breu. Os trabalhadores que precisam deixar o aconchego de seus lares para pegar no batente ali pelas 7h, de igual forma. E temos visto como anda a Segurança Pública nessa “terra em que se plantando tudo dá”. Misericórdia! Claro, os bandidos estão agindo sob a luz do sol, mas à noite o medo na gente é maior.

Quando termina o período de duração do horário de verão o governo anuncia o resultado de zero vírgula qualquer coisa como economia pífia no consumo de energia elétrica e faz de conta que está tudo resolvido. Fala sério! Passado o sacrifício da gente aqui em baixo, a vida retorna ao seu curso e necas de qualquer campanha ou ações efetivas, digamos, com o objetivo de conscientizar a todos da necessidade de se consumir água com racionalidade no âmbito das famílias e das empresas, sobretudo no agronegócio e até mesmo tratar da reutilização deste líquido precioso e vital para humanos seres em geral neste “Planeta Água”.

Prosseguindo, cadê algum plano de utilização e gestão de recursos hídricos pelos governos brasileiros? Todo mundo sabe que todo mundo sabe ser preciso cuidar melhor do meio ambiente e dos mananciais em Trindade, em Goiás, no Brasil e no Mundo, inclusive para que haja água suficiente nos reservatórios das usinas hidrelétricas que geram energia elétrica. Contudo, se existem ações governamentais no sentido aqui mencionado, isso é imperceptível, vale salientar. Então, horário de verão é só coisa para inglês ver e chatear bastante a população afetada. E mais não digo nem me foi perguntado.


Comentários