Encontro internacional sobre educação tem trindadense como participante

Representando a Regional de Trindade do Sintego, Alaôr Dorneles participa em Belo Horizonte, de evento internacional sobre Educação na América Latina

Alaôr Dorneles em grupo de discussão nesta sexta-feira (17).

Alaôr Dorneles de Oliveira, professor da reserva (ops!), aposentado, ex-diretor do Colégio Estadual Divino Pai Eterno, em vias de ser transformado em Colégio Militar, encontra-se em Belo Horizonte (MG), participando da XI Conferência Regional Internacional da La Educação para a América Latina e também do IV Encontro do Movimento Pedagógico Latino-Americano, em Belo Horizonte (MG), de 15 a 17 de novembro, no Centro de Convenções do Actuall Hotel.

O evento reúne cerca de 750 dirigentes sindicais de 18 países da América Latina, Estados Unidos, Espanha, Suécia, Noruega, França e Bélgica, além dos representantes das 50 entidades filiadas à CNTE. Alaôr Dorneles participa dos eventos acima como representante do Sindicato dos Trabalhadores em Educação no Estado de Goiás (Sintego), Regional de Trindade, que congrega municípios como Abadia de Goiás, Americano do Brasil, Anicuns, Avelinópolis, Campestre de Goiás, Guapó, Santa Bárbara de Goiás, além de Trindade, evidentemente.

No Encontro serão analisados o contexto atual da educação pública e a Pedagogia na América Latina. O panorama da privatização e mercantilização da educação, as políticas neoliberais, a gestão democrática e a participação social, além das novas tendências educativas e os direitos trabalhistas são alguns dos temas a serem debatidos pelos participantes.

A Educação Pública no Cenário Atual e os Desafios para a Integração da América Latina, este foi o tema a respeito do qual Ladislau Dowbor, economista e professor titular de pós-graduação da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP), proferiu palestra no momento chamado de conferência magna, logo na abertura do evento, na quarta-feira (15), feriado da Proclamação da República do Brasil. 

Aqui estamos assistindo palestras com profissionais de outros países da América do Sul e discutindo os rumos da Educação em nossos países. Com essa projeção, com o avanço do neoliberalismo em vários países, há uma tendência de privatização do ensino. Para nós é importante que isso não aconteça, a mercantilização da educação”, comenta a Alaôr Dorneles sobre atividades nos eventos em tela.

O evento é organizado pela IEAL (Internacional da Educação para a América Latina), em conjunto com a CNTE (Confederação Nacional dos Trabalhadores em Educação) e o apoio da Larärforbundet, da Suecia, e da Utdanningsforbundet, da Noruega. As atividades se encerrarão nesta sexta-feira (17). Durante o evento também acontece a XI Conferência Regional da Internacional da Educação para América Latina (IEAL).


Comentários