Retrospectiva 2017 de temas importantes para os trindadenses

O Blog também entrou na onda de fim de ano fazendo uma breve seleção, espécie de Top 5, dos assuntos mais visualizados neste espaço, neste ano


Final de ano é tempo bom para se observar o que aconteceu ao longo dos últimos 12 meses, inclusive para destacar aquilo que de mais importante, e até impactante, ocorreu aqui pelas bandas da “Capital da Fé”. Você que de vez em quando deu uma espiada neste espaço saiba que somos imensamente gratos por isso. E agora convidamos você a revistar conosco alguns dos principais fatos e notícias publicados neste blog. Destacamos 5 temas que foram objeto de intensas discussões nas redes sociais de trindadenses, convém salientar. Então, boa leitura!

Governo goiano fechou a Subsecretaria de Educação de Trindade
Em Janeiro – 2017 começou com a decisão do governo estadual, sob a batuta de Marconi Perillo (PSDB), em seu quarto mandato de governador, determinando o fechamento das Subsecretarias de Educação por todo o Estado, Trindade inclusive (Foto abaixo de Blendor Caio). “Manda quem pode, obedece quem tem juízo”, a ordem governamental foi implementada pela Raquel Teixeira, secretária de Estado da Educação, Cultura e Esportes (SEDUCE) e a Subsecretaria de Educação de Trindade também, formalmente, deixou de existir. Como a decisão foi digna dos gestores das Organizações Tabajara (Salve, Casseta&Planeta!), demorou pouco para que a mesma equipe que fechou Subsecretarias mandasse abrir os órgãos, porém sob nova denominação, Coordenação Regional de Educação, Cultura e Esporte. Vai entender esse pessoal. Gestão pública na base da tentativa e erro ou vai que cola.

Sede da Coordenação Regional de Educação, Cultura e Esporte de Trindade.

Prefeito de Trindade e vice quase perderam os mandatos
Em Junho - O julgamento do recurso do Ministério Público Estadual (MPE) junto ao Tribunal Regional Eleitoral (TRE) pedindo a cassação da chapa tucana de Jânio Darrot (prefeito) e Gleysson Cabriny (vice), tez tremer o chão político de Trindade (Foto: Reprodução do site Mais Goiás). A encrenca teve a ver com passeio realizado pela Secretaria Municipal de Assistência Social de Trindade com idosos, servidores municipais e autoridades até Caldas novas, em 20 de abril de 2016 (ano das eleições municipais, vale lembrar), onde também estiveram o prefeito e o vice que disputaram e venceram a disputa eleitoral daquele ano. O caso foi denunciado, o Juiz Eleitoral de Trindade absolveu os acusados, mas o MPE impetrou recurso que foi julgado pelo TRE, que decidiu apenas pela aplicação de multa aos três políticos trindadenses. O processo seguiu para o Tribunal Superior Eleitoral (TSE), em Agravo de Instrumento (AI).

Gleysson Cabriny, vice e Jânio Darrot, prefeito: Mandatos estiveram em risco.

Colégios Militares em Trindade, apesar de lei aprovada, ficou só no papel
Em Agosto – Líder do governo na Assembleia Legislativa de Goiás, deputado estadual Francisco Oliveira (PSDB), visitou autoridades de Trindade, no dia 10 de agosto, quando o tema Colégio Militar no município ganhou força. No dia 19 de setembro, o vereador Agnelson Alves (PV), postou em seu perfil no Facebook, projeto de lei do governador Marconi Perillo (PSDB), com emenda de deputados, transformando Colégios Estaduais Divino Pai Eterno (Vila Pai Eterno) e Alfa Ômega (Jardim Ipanema) em colégios militares (Fotos: SVCosta). Houve reação contrária principalmente na comunidade escolar do Colégio Divino Pai Eterno e, apesar da lei ter sido aprovada, nada aconteceu. O Colégio Alfa Ômega continua como estava, mas o Colégio Divino Pai Eterno virou unidade de experimento do projeto federal Escola de Tempo Integral. Ninguém do governo diz, mas a decisão parece castigo aplicado à comunidade daquele estabelecimento de ensino, que se recusou a tornar-se parte do projeto de Colégio Militar. Até este ano, vale lembrar, o Colégio Divino Pai Eterno distinguia-se como a melhor escola pública de ensino médio da região.

Fachadas dos colégios trindadenses que quase se tornaram colégios militares.

Escassez de água em Trindade
Em Setembro – A principal fonte de água para o abastecimento da população trindadense, o Córrego Arrozal (Foto: SVCosta), diminuiu bastante sua vazão em consequência da forte seca que se abateu sobre a região, além da captação exagerada por produtores rurais ao longo do curso daquele córrego. A situação ficou crítica no final deste ano e o nível da água teve uma melhora com o início das chuvas e pela ação de órgãos municipais e estaduais que atuaram para coibir a captação irregular e/ou exagerada de água no município, mas o nível a que se chegou dessa vez acendeu a luz vermelha, chamando a atenção de todos para a necessidade de se implantar o consumo mais racional de água, bem como deixou claro que os a Prefeitura precisa gerenciar o nível de retirada de água na zona rural, dentre outras medidas. Até agora, de prático mesmo, nada foi feito. O que salva a situação do caos é que está chovendo.

Principal fonte de água para os trindadenses quase secou em 2017.

Combate à venda de carne clandestina
Em Outubro – Diversos órgãos estaduais e municipais realizaram grande Operação de Combate à Comercialização de Carne Clandestina em Trindade e região (Foto: Reprodução do Whatsapp), no início daquele mês, sob a coordenação do Ministério Público de Goiás (MP-GO). Foram apreendidas 8,5 toneladas de produtos de origem animal impróprios para o consumo, pescados inclusive, em 80 estabelecimentos da região. Os produtos apreendidos pela Vigilância Sanitária foram descartados no aterro de Trindade. Inclusive postos de combustíveis foram alvos de inspeção, tendo sido coletadas amostras dos produtos ali comercializados para análises laboratoriais. No final do ano inclusive as feiras livres da cidade têm recebido a visita de fiscais do poder público municipal com o objetivo de se melhorar a qualidade dos alimentos vendidos à população.


Carne apreendida descartada no aterro sanitário de Trindade.

Comentários