Carnaval, Colégio Militar, Política, Ano-Novo e Fim do Horário de Verão: Novidades de Trindade.

Num dos grupos de Whats App de que participo, me deparei ontem (segunda-feira) com alguém perguntando aos participantes sobre as novidades. Tomei aquilo como tendo sido dirigido a mim e fui logo escrevendo.





Olha a Acadêmicos de Trindade aí, gente!
A escola de samba Acadêmicos de Trindade, do Grupo Teatral Desencanto, desfilou no domingo (11), pela Avenida Manoel Monteiro, no centro da cidade, no trecho entre o Ginásio de Esportes Amando Grecco e a rotatória em frente a Agência do Banco do Brasil. O desfile deste ano funcionou como parte da celebração dos 30 anos de bons serviços do Grupo que atua nas artes e cultura produzidas na “Capital da Fé”.

Neste 29º desfile, a Acadêmicos de Trindade levou para a avenida 8 alas, 5 carros alegóricos e destaques no chão e nos carros, um total de 484 pessoas. Mas é bom mencionar a atuação de outras 122 pessoas, desempenhando diversas atividades, empurrando carros, servindo água aos participantes, administrando as alas, funcionando como responsáveis pelas alas. Amarildo Jacinto nos contou que “606 pessoas trabalharam para que o desfile acontecesse de forma tranquila e segura”. O samba-enredo, “Desencanto 30 anos de arte e cultura”, foi composto por Amarildo Jacinto (letra) e Layson Matos (Música), que defendeu o samba no desfile.

Como sempre, o público prestigiou o evento, reforçando a suspeita de que se houvesse uma ação em parceria entre os empresários de hotéis, pousadas, pizzarias, bares e restaurantes da região central da cidade com os artistas, viabilizando melhor estrutura para o desfile, inclusive com a possibilidade de se ter alguma outra atração para a noite, certamente esta iniciativa carnavalesca traria melhores resultados para todos os envolvidos, claro, também e principalmente para os trindadenses e turistas que sempre estão por aqui nesta época do ano. Duvida? Basta lembrar uma lei da economia, “a oferta cria a própria demanda”. Ainda bem que caiu uma chuvinha só no final, acelerando a dispersão quando os componentes já caminhavam no sentido inverso ao da partida. De qualquer forma, parabéns aos caras do “Desencanto” e da Acadêmicos de Trindade! Que venham outros 30 anos!

Colégio Militar
Uai, os caras ainda estão falando em Colégio Militar em Trindade. O curioso é ver quem defende a transformação de Colégios Estaduais aqui na “Capital da Fé” em unidades sob a gestão dos oficiais da Polícia Militar se conduzido como se a ideia tivesse saído das mentes de uns gatos pingados da oposição, esquecendo-se que essa ideia partiu de vereadores da base alidada do prefeito que apoiou a iniciativa e tornou-se o principal líder deste movimento que, na prática, provocou turbulências nas vidas de profissionais das equipes dos Colégios que funcionam muito bem (Colégio Divino Pai Eterno, agora centro de ensino em tempo integral, e Padre Pelágio, por exemplo). Deputados estaduais e, claro, vários integrantes da atual administração municipal e até populares dão suporte à empreitada, registre-se.

Na verdade, se a coisa ainda não se materializou talvez tenha sido falta de competência, pura e simplesmente falando, da articulação política de quem está poder. Pelo resultado produzido até o momento, não é de todo equivocado diagnosticar a situação nos seguintes termos: quem apoiava a ideia continuou a fazê-lo, porém ficou quieto em casa; os contrários à iniciativa dos políticos da situação se movimentaram e foram mais eficientes, digamos assim, no convencimento dos integrantes das comunidades escolares onde tentaram transferir a gestão para os militares. Ficar alardeando que a culpa pelo insucesso dessa peleja se deve à atuação dos líderes do Sindicato dos Trabalhadores em Educação em Goiás (Sintego) e de políticos do PT local, comprova a afirmação anterior.

Duvido que alguém esteja interessado no que eu acho ou deixo de achar a respeito dessa sangria desatada dos políticos, agora no poder em Trindade, pela instalação de Colégios Militares no município, mesmo assim, vou escrever mais um pouquinho a respeito, aqui neste modesto espaço. Olha, os vereadores, prefeito e secretários deviam não medir esforços para melhorar cada vez mais o ensino fundamental da primeira fase (do primeiro ao 5º ano) e a educação infantil (pré-escola), sob a responsabilidade direta dos municípios. Se é legítima a preocupação com a qualidade do ensino nos limites territoriais da “Velha Trindade da Fé e do Amor”, fazendo isso os colégios (militares ou não) passarão a receber alunos com uma formação básica mais consistente e todo mundo concorda que o bom alicerce é algo imprescindível para qualquer edificação, inclusive a do conhecimento. É isso aí, por agora mais não digo nem me foi perguntado.

Dúvidas do ano que começa na quarta-feira
Para uma parcela significativa dos brasileiros, 2018 vai começar de verdade amanhã (Quarta-feira de cinzas) e a gente espera pra saber, por exemplo, se Ronaldo Caiado (DEM) será candidato a governador sozinho, com ou sem o apoio do MDB de Iris Rezende, Daniel e Maguito Vilela. A propósito, Daniel vai mesmo encarar essa peleja eleitoral? Outras dúvidas, a primeira-dama de Trindade terá disposição para se candidatar a deputada estadual? E Dária Rodrigues (PP), o que fará? O deputado Dr. Antônio (PR) vai disputar a reeleição? Teremos alguma candidatura de gente nova, porém competitiva?

Para onde irá o PP goiano...
Nos bastidores da política estadual, a respeito das eleições de 5 de outubro deste ano, não é assim difícil de se ouvir que o senador Wilder Moares (PP) estaria flertando com líderes oposicionistas inclusive. Candidatar-se a senador pela base aliada do governador Marconi Perillo (PSDB) será uma espécie de missão osso duro de roer. Afinal de contas, por ali já se tem como certas as candidaturas ao Senado Federal na pessoa do próprio Marconi Perillo, que deve renunciar ao quarto mandato de governador que os goianos lhe confiaram, para também tentar uma das duas vagas na chamada Câmara Alta. A senadora Lúcia Vânia (PSB) tem tudo para ser o segundo nome da chapa situacionista. Por essas e outras, há gente do meio político jurando que o senador Wilder caminha a passos largos rumo a aliança com o deputado federal Daniel Vilela (MDB), que anda de olho comprido no Palácio das Esmeraldas. Todavia, em política o impossível acontece com frequência, melhor aguardar mais um pouquinho para vermos o que esse pessoal nos aprontará.

HUTRIN sem soro antiescorpiônico
O Hospital de Urgências de Trindade (HUTRIN) segue sem soro para aplicar nos bípedes trindadenses que tiverem a desventura de serem picados por escorpiões, os aracnídeos, bem entendido. A propósito, dia desses Adriana Bueno, repórter e apresentadora do Jornal Serra Dourada, aquele transmitido no início da noite pela TV Serra Dourada, publicou desabafou pela falta do referido soro para ser aplicado em seu pai, Esmeraldo da Silva Filho, secretário Municipal de Meio Ambiente de Trindade, que levou uma picada de escorpião, Sábado (10), mas já está melhor e em casa. Relatou a repórter que “chegando [com o pai dela] no Hospital de excelência Hutrin, não tinha um simples soro. Tivemos que ir ao HDT [Hospital de Doenças Tropicais, em Goiânia] para receber o tal soro”. Divino Pai Eterno, socorrei-nos, simples mortais!

Horário de Verão no finzinho
Ah, sim! Vale a pena salientar que o atual Horário Brasileiro de Verão iniciado em 15 de outubro do ano passado, terminará no próximo sábado (17), à meia-noite! Como poderia dizer aquele mineirinho: “Grazadeus!”


Comentários