“Invista em você”, eis a dica quente deste e de todos os momentos

A seguir, texto do professor Luiz Marins exortando qualquer profissional a primeiramente investir em si próprio


Dei de cara, dia desses na minha humilde residência, com o livreto da Editora Saraiva, intitulado “Superdicas para ensinar a aprender”, com 72 textos curtos e objetivos de vários autores. Faz pouco tempo, a propósito, postei aqui um texto do Max Gehringer, “O outro lado”. Agora vou compartilhar com vocês o trabalho do professor Luiz Marins, antropólogo, formado em História, estudou Direito, Ciência Política, Negociação, Planejamento e Marketing, um dos palestrantes mais requisitados do país. Penso que a mensagem se trata também de uma excelente dica para quem está aí pensando em enfrentar, pra valer, a vida no cada vez mais concorrido mercado de trabalho. E, na minha modesta opinião, isso tanto vale para a pessoa que busca um emprego ou para quem está na labuta como empreendedor, alguém trabalhando em seu próprio negócio. Vale a pena dedicar alguns minutinhos e ler os oito parágrafos abaixo. Senhoras e senhores, a seguir, “Invista em você”, com Luiz Marins! Boa leitura!


Invista em você
Luiz Marins 
 

Professor Luiz Marins (Foto: Reprodução Motiveação)

Num tempo de mudanças como o que estamos vivendo, o maior risco que corremos é o de ficarmos para trás, atrasados com a tecnologia e com os novos processos que surgem, a cada dia, no setor em que trabalhamos.

Conheço muita gente que fica esperando a escola ou outras pessoas lhes fornecerem os meios para que aprendam mais. Isso é um grande erro.

Outro dia, numa empresa de matriz norte-americana, um supervisor era cogitado para ser promovido a gerente. Quando lhe perguntaram se falava inglês, ele respondeu: “Esse é o meu problema. Eu não sei falar inglês”. É claro que não foi promovido.

Ele veio conversar comigo, e eu lhe perguntei havia quantos anos trabalhava naquela empresa, ao que respondeu: “15 anos. Justo agora, que aparece essa minha grande chance, fui preterido só porque não falo inglês.”

Eu não tive outra reação, a não ser dizer a ele o seguinte: “Você trabalha há 15 anos numa empresa multinacional norte-americana e nunca se interessou em aprender inglês?!”. Ele respondeu: “Fiquei esperando que a empresa me fornecesse um curso de inglês, e o tempo foi passando...”.

Ninguém investe em pessoas que não investem em si. Quem tem a primeira obrigação de aprender sobre o que fazemos somos nós mesmos. Por menos recursos que tenhamos, e preciso disponibilizarmos dinheiro, tempo e energia para nos aperfeiçoamos fazendo cursos, aprendendo, nos interessando pelas coisas que fazemos e por novas tecnologias.

Se você trabalha num empresa que produz ou vende papel, saiba os vários tipos de papel existentes no mercado mundial e quais os seus usos. Vá a uma biblioteca, pergunte, consulte uma enciclopédia, interesse-se, envolva-se com aquilo que faz. Invista em você em primeiro lugar.

Pense nisso. Sucesso!


Comentários