Surto da Gripe Influenza na Vila São Cottolengo em Trindade está controlado

Magna Carvalho, gerente de Epidemiologia da Secretaria da Saúde de Goiás, garantiu que o surto foi isolado e localizado e as oito mortes de internos da Vila continuam tendo as causas investigadas

Magna de Carvalho: Casos isolados e localizados em Trindade. Foto: Divulgação

Na segunda-feira (12) foi realizada entrevista coletiva, no auditório do Centro Administrativo Pedro Pereira da Silva, em Trindade, e o tema, claro, Gripe Influenza (Gripe H1N1), que apresentou um surto na Vila São José Bento Cottolengo. Desde 24 de fevereiro até hoje, já ocorreram oito mortes de internos daquela entidade, vale lembrar.

Magna Maria de Carvalho, gerente de epidemiologia da Secretaria de Estado da Saúde de Goiás (SES-GO), informou que não outro surto no Estado, além deste ocorrido em Trindade. “Os três casos confirmados da Vila são isolados e configuram um surto localizado”, garantiu Magna Carvalho.

Segundo a gerente de epidemiologia da SES-GO, será feita campanha de vacinação contra a gripe pelo Ministério da Saúde (MS), no período de 16 de abril a 25 de maio, que adiantou ainda ter sido feita solicitação ao MS para que “adiantasse a vacinação contra Influenza em nosso Estado”, lembrando porém que a vacina é importada e não há estoques atualmente.

Análises iniciais apontaram a ocorrência de três casos de Influenza A pelo vírus H1N1 entre os pacientes da Vila. Medidas de tratamento e quimioprofilaxia com tamiflu já foram adotadas em todos os demais sintomáticos, bem como nos funcionários da entidade. Enquanto isso, os oito óbitos registrados continuam em investigação para se esclarecer as causas. 

Cuidados
Evitar levar crianças muito pequenas, gestantes ou idosos em locais onda há aglomeração.
Lavar sempre as mãos com água e sabão ao volta da rua para casa.
Sempre que tiver contato com muitas pessoas adotar este procedimento.
Usar lenços de papel ao tossir e espirrar.
Qualquer sinal de alarme como febre alta, falta de ar e dor no corpo, deve-se procurar, imediatamente, auxílio médico.

Com informações de Paulo Afonso Tavares, jornalista da Prefeitura de Trindade.


Comentários