Três internos do Hospital da Vila São Cottolengo são diagnosticados com H1N1


Num período de nove dias houve sete mortes de internos na Vila e dos três internos, dois estão no próprio hospital e um deles está no Hugo

Internos da Vila São Cottolengo (Foto: TV Anhanguera/Reprodução)


Durante entrevista coletiva, na manhã deste sábado (10), Sandro Albino, diretor técnico do Hospital da Vila São José Bento Cottolengo, em Trindade, confirmou que três internos tiveram diagnósticos confirmados de contaminação pelo Vírus H1N1. Dois permanecem em tratamento na Vila e um foi enviado para o Hospital de Urgências de Goiânia (Hugo). Entre 24 de fevereiro e 5 de março ocorreram sete mortes de internos na entidade.

Falando a respeito da quantidade de ocorrências, o diretor técnico afirmou ainda que “é considerado surto, termo técnico, porque dois pacientes tiveram os mesmos sintomas. É localizado e não há motivo de preocupação para a população externa”.

Como se deu a contaminação é algo difícil de se precisar, mas a suspeita tem a ver com as visitas frequentes que os internos da Vila recebem, principalmente nos finais de semana. Segundo o diretor técnico do Hospital, todos os 321 pacientes internados na entidade foram vacinados contra o H1N1, há 10 meses. Apesar da gravidade deste caso, Sandro Albino declara que “não há necessidade de pânico na cidade”.

Leonardo Izidório, diretor de Vigilância em Saúde da Secretaria Muncipal de Saúde, informou que não há outros registros de casos envolvendo a contaminação pelo vírus H1N1 no município. Segundo Izidório, Iremos intensificar as formas de prevenção da doença, em todas as unidades básicas de saúde e na Unidade de Pronto Atendimento (UPA)”.

As visitas e cirurgias estão suspensas por causa do surto, mas o Centro Médico, bem como a reabilitação externa permanecem com as atividades normais, uma vez que não há troca de acesso entre as dependências do hospital.

Informe-se a respeito dos cuidados necessários para se prevenir contra a Gripe Influenza (Gripe H1N1). Talvez não seja caso de entrar em pânico, mas certamente todo cuidado é sempre bem-vindo e necessários nessas situações. Clique aqui e saiba mais.

Nota da Prefeitura de Trindade foi divulgada hoje apontando formas de se prevenir contra a Gripe Influenza (Gripe H1N1):

1. A forma de contágio é através da saliva ou secreção nasal;
2. A vacina é o principal meio de prevenção para os grupos prioritários: doentes crônicos, crianças de seis meses a menores de cinco anos, gestantes, puérperas, trabalhadores da saúde, povos indígenas e pessoas com mais de 60 anos de idade;
3. Lavar as mãos com água e sabão com frequência, principalmente após tossir ou espirrar;
4. Não compartilhar copos, colheres, alimentos e outros itens de uso pessoal;
5. Pessoas gripadas devem evitar ambientes fechados ou aglomerações;
6. Procure a unidade de saúde em caso de gripe.

Com informações do Portal G1/GO, jornal Opção e Prefeitura de Trindade.


Comentários